TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Escola, Família e Sociedade e Suas Contribuições para a Formação Escolar

Por:   •  22/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

A Relação Escola, Família e Sociedade e Suas Contribuições para a Formação Escolar.

                                                                                          Antônia Gracilene Costa Sousa¹

                                                                                         Eva de Nazaré Correa da Rocha¹

                                                                               Graciele de Sousa Silva da Conceição¹

                                                                              Girlene Conceição Lamego dos Santos¹

Vanessa Conceição de Morais¹

Geane Medeiros Aquino²

A relação entre família e escola, é importante para o desenvolvimento do aluno, seja no âmbito pessoal, social ou educacional. Quando os pais são participantes ativos no ambiente escolar e na rotina de seus filhos, os alunos se sentem apoiados, reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para aprender.  A escola deve estabelecer um vínculo de parceria com os responsáveis permitindo que os dois possam discutir não somente sobre resultados e comportamentos, mas também outras ideais responsáveis por agregar valor à família. Elas não podem estar dissociadas, uma vez que uma depende da outra para alcançar o seu objetivo macro; o ensino aprendizagem do educando.    

  1. INTRODUÇÃO

 Apresenta-se como se dá a parceria entre a escola, a família e a sociedade. O presente texto tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão sobre a importância escola do bom relacionamento entre família, escola e sociedade para um melhor desempenho escolar das crianças. Para isso, buscou-se fazer pesquisa de estudo sobre o tema.

                           

“Tanto a família quanto a escola desejam que a mesma coisa; preparar as crianças para o mundo; no entanto, a família tem particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa constituição A escola tem sua metodologia filosofia, no entanto ela necessita da família para caracterizar seu projeto educativo” (PAROLIM, 2003, p.99)

    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

   

 No artigo 1º da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº9394/9394 é citado “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisas, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Analisando esse artigo 1º da LDB se percebe que o processo da educação é um trabalho contínuo que é feito formalmente pela escola, mas que tem como primeiro educados a família e a sociedade como um todo. Logo, todo indivíduo é responsável e deve auxiliar no processo de ensino das crianças e adolescentes.

Essa parceria entre escola, a família e a sociedade são essenciais para que os alunos possam ter pleno desenvolvimento, pois conforme picanço (2012) os professores que atuam na escola podem acompanhar além dos alunos, os familiares responsáveis e com isso perceber as dificuldades e auxiliar no processo de educação e aprendizagem. E a atitude tornaria o processo da relação escola-família mais saudável é benefício para os alunos em geral.

O artigo 205 da Constituição Federal afirma: “A educação direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada Com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL,1988)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (303.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com