TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Pedagógica Jaime Cordeiro

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: A Relação Pedagógica

Por: Thainá de Santana Almeida dos Santos¹

Jaime Cordeiro, em seu texto, analisa a relação professor- aluno e tudo o que está envolvido nesse entorno, expondo a importância desse binômio no contexto da aprendizagem. Assim, o autor analisa as relações pedagógicas no âmbito escolar, e apesar de entender a escola como um campo onde se estabelecem relações humanas, o que entra em evidência não é a instituição em si, mas a importância da transmissão e aquisição de saberes, o que não envolve somente a escola, mas sim professores, alunos e o conhecimento.

Logo de início, o autor aponta que o trabalho pedagógico é uma atividade exercida na presença e em função do outro, sendo esse “outro” o discente. Dessa forma, deixa claro que a realização desse trabalho prima por interações sociais, se estabelecendo a partir destas. Nesse sentido, o professor seria o gerente das relações humanas desenvolvidas no espaço provedor delas,ou seja, a escola e lá as relações iriam perpassar diversos níveis, como trabalhistas, intergeracionais, políticos, sociais, hierárquicos ou não.

A escola, mediante a visão dos alunos, poderia ser vista como uma continuação/extensão de sua casa, porém, pautada em regras com o intuito de transmitir-lhes aprendizagem. Entretanto, seja em sala de aula, ou em outro determinado local da instituição, eles passam a ter contato com seus “iguais” e a partir desse ponto, estabelecem vínculos duradouros com pessoas da mesma faixa etária e outros aspectos em comum. Por esses motivos, os discentes compreendem a escola como um espaço de relações sociais.

O professor, por sua vez,  entende que a efetivação do seu ofício está estreitamente ligada à colaboração ativa do aluno. No entanto, esse feedback dependeria de como o professor estaria gerindo essas relações, tornando-as interdependentes. Contudo, mesmo com a importância desse investimento nas interações humanas, sobreleva a questão de que o marco desse trabalho pedagógico encontra-se na sua dimensão cognitiva, que se expressa nessa finalidade de prover conhecimentos e isso é que justificaria a existência da escola.

Reflete-se também sobre a importância da dimensão espacial na construção dessas relações. Visto que, na organização da sala de aula tradicional, estabelece a idéia de uma relação vertical entre professor e aluno. Já na sala de aula voltada para as pedagogias renovadoras, os alunos, sem locais pré-determinados, parecem possuir um papel mais ativo.

       

REFERÊNCIA

CORDEIRO, J. A relação pedagógica; in: UNIVERSIDADE PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática Geral: Cultura Acadêmica, 2011, p 66-77, v. 9.

[pic 1]

  1. Discente da UESB, Curso de Enfermagem,4º semestre, Diurno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com