TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução e Transformação De Conflitos No Âmbito Escolar

Por:   •  3/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 6

FP080 - Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar

Atividade prática

Indicações gerais

Nesta atividade deve ser desenvolvida em duplas.

Requisitos formais:

  • Extensão: 3 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver-).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

As atividades devem ser realizadas nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Atividade prática

Descrição da atividade prática a ser realizada:

Nesta disciplina estudamos Princípios que são imprescindíveis para desenvolver a função de Mediadora ou Mediador. Eles são: 1. Sensibilidade, 2. Ética e supremacia dos direitos humanos, 3. Conhecimento básico da Legislação Nacional e do Ministério de Educação, 4. Capacidade comunicativa, 5. Capacidade de escuta, 6. Capacidade de manter sigilo, 7. Criatividade, 8. Estilo cooperativo. Os princípios são premissa fundamental para que o processo de mediação possa ser eficaz, para que possa se desenvolver tanto no sentido da resolução quanto no sentido da ação educativa e transformadora. 


Atividades        

  1. Descrevam (hipoteticamente) uma situação de Mediação na qual estejam presentes, no mínimo, três dos princípios estudados.
  2. Identifiquem (nomear) os Princípios presentes na situação criada por você.
  3. Elaborem duas frases, a partir da situação de mediação apresentada, que possam ser colocadas (na forma de cartaz) como alerta para a RTC no âmbito escolar.

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Atividade prática

Nomes e sobrenome(s): VALÉRIA ZAIAS DO PRADO

Código:

Curso: MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Grupo: 2022-10

Data: 15/01/2024

Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar


SUMÁRIO-1.INTRODUÇÃO...................................................................................................5

2.CONFLITOS NA ESCOLA: ORIGENS, CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÕES................................................................................................5

3.BORDAGENS PACÍFICAS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS...............................5

4.ESFERA ESCOLAR, EMBATES E INTERVENÇÕES..............................................6

5. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA DE MEDIAÇÃO..........................................................7

5.1 Princípios presentes.............................................................................8

5.2 Frases para o Cartaz.............................................................................8

6.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................8

1. INTRODUÇÃO

A complexidade crescente das interações humanas requer constante aprimoramento, especialmente no contexto de relacionamentos, comunicação e gestão de conflitos. No ambiente escolar, é fundamental focar especificamente na resolução, prevenção e compreensão dos conflitos educacionais. O propósito deste trabalho é contribuir para a compreensão e reconhecimento dos diversos tipos de conflitos em instituições de ensino, destacando sua importância para encontrar soluções e priorizar a comunicação. O diálogo, fundamental para resolver e transformar conflitos, é eficaz quando conseguimos argumentar sem ser influenciados por novas tendências. Explorar teorias, conceitos, temas, técnicas e áreas do conhecimento é crucial para adquirir os conhecimentos necessários e se tornar um agente de intervenção e transformação de conflitos no ambiente escolar.

2. CONFLITOS NA ESCOLA: ORIGENS, CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÕES

Observa-se um aumento significativo da violência e conflitos nas relações sociais, e o ambiente escolar não escapa dessa realidade. É crucial promover diariamente a paz, relações saudáveis e a superação dos conflitos. Conforme Garcia Ruiz (2015), não existe uma abordagem uniforme para lidar com situações de conflito, tornando essencial uma análise das possíveis causas nos contextos escolares.

Diversos aspectos contribuem para os conflitos, como a relação com a família. Conflitos surgem frequentemente devido ao excesso de proteção, gerando sentimentos de culpa pela falta de atenção e dedicação dos pais. A vivência da maternidade, com responsabilidades desde a gestação, pode resultar em uma educação marcada por agressividade, promovendo egoísmo, competitividade e possessividade.

No que diz respeito aos educandos, muitas vezes, os conflitos se originam da crítica dos pais aos professores, desautorizando a atuação do docente conforme necessário.

3. BORDAGENS PACÍFICAS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Diversas abordagens podem ser adotadas para a resolução pacífica de conflitos, sendo que algumas delas assumem uma postura mais autoritária, impondo soluções por intermédio de terceiros. Outras optam por uma abordagem mais colaborativa, criando um espaço de diálogo entre as partes envolvidas e fomentando acordos mútuos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (198.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com