TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Roda de Leitura Em Pedagogia

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Justificativa

A roda de leitura é um ótimo recurso para o ensino fundamental e para alfabetização de crianças. E nesse momento que pode ser disponibilizado diversos gêneros textuais para as crianças ter o contato e saber reconhecer os texto. Ler é essencial para desenvolver um pensamento critico e na alfabetização dessas crianças é fundamental despertar essa curiosidade em busca do conhecimento e nova pratica de leitura.

A roda de leitura pode e deve ser vinculado com outras matérias para poder ter um desenvolvimento mais amplo do conhecimento. Ao realizar esse trabalho o grupo precisa pensar em o que se pode trabalhar em uma roda de leitura com crianças do 1º do ensino fundamental deixando os contos e fabulas um pouco de lado resolvemos trabalhar algo que que posso movimentar não só os alunos, mas também a sua comunidade em que vive.

O objetivo de colocar matérias de jornais com o titulo falta d’agua é uma maneira de os alunos e os pais pesquisarem e conhecer esse problema que cada dia mais esta presente no dia-a-dia de muitas pessoas.

Publico Alvo

Ao desenvolver esse trabalho em nossa sala, o publico alvo foi os alunos de graduação do 4º semestre de pedagogia, para demostrar como seria feito uma roda de leitura com temas informativos para alunos do ensino fundamental, aonde o processo de alfabetização esta se iniciando. Pois além de desenvolver o senso de pesquisa no aluno para ele poder pesquisar o assunto em que tem menos conhecimento.

Objetivos

Objetivos gerais

Desenvolver uma roda de leitura com a participação dos alunos, com caráter informativo no assunto dengue.

Avaliar após a roda de leitura a compreensão dos alunos sobre o tema desenvolvido.

Objetivos específicos

Estimular o gosto do aluno por diversos gêneros textuais, pois assim ele sabe reconhecer o tipo de texto que esta lendo.

Observa o nível de dificuldade que o aluno tem em questão da leitura, pois assim identificando quais são as dificuldades que o aluno/classe apresenta.

Embasamento Teórico

        Ler é um ato que faz a pessoa ir a diversos lugares sem sair do lugar, conhecer outras realidades ao mesmo tempo em que se pode ter um prazer e desenvolver uma forma critica para pensar sobre determinados assunto. Porem o gosto pela leitura não é algo que nasce junto com o ser humano é necessário adquiri com o passar do tempo, e muito especialista dizem que o essencial é ler para seu filho antes mesmo de ele nascer. Na educação infantil é o momento de apresentar para criança as historias, os livros e os tipos textuais, pois assim a criança irá se familiarizando com a leitura que deve ser diária na escola, pois muitas das vezes o momento de leitura somente acontece na escola, os pais não possui essa característica de ler diariamente para ele próprio quando mais para seu filho, e a escola tem esse papel importante na vida do aluno.

        Já no ensino fundamental a leitura é muito mais importante, pois como a criança esta sendo alfabetizado ele necessita o acesso aos textos de diferentes fontes, para ampliar seu vocabulário e poder ainda fazer uma interpretação daquilo que ela começa a ler sozinha. Diferente da educação infantil agora no ensino fundamental muitas das vezes no momento de leitura quem é o leitor é o aluno e não mais só o professor.

        Ao planejar uma roda de leitura o professor precisa pensar em vários aspectos antes, durante e após a leitura para poder verificar a compreensão dos alunos, pois muitos alunos não compreendem aquilo que esta lendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com