TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SINTESE DO LIVRO: A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE

Por:   •  16/10/2020  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

SINTESE DO LIVRO: A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE, Vygotski, L. S.

Partindo das premissas do desenvolvimento do TCC deste semestre, foi proposto o estudo do livro; “A Formação Social Da Mente”, para compreender os estudos realizados pelo psicólogo Vygotsky dentro da perspectiva do desenvolvimento da criança que antecede a pré-escola.

O livro conta á trajetória de Vygotsky, e logo após dialoga sobre pesquisas realizadas sobre o desenvolvimento que se fundamentava em estudos com animais, mas foi se percebendo que tais estudos não contemplavam em sua essência os processos psicológicos humanos. Sendo assim Vygotsky buscou compreender, ou seja, estudar aspectos que explicasse as funções psicológicas e que abrangesse o contexto social, onde o desenvolvimento do comportamento ocorre. A distinção que Vygotsky faz dos animais e humanos são que os animais não consegue realizar o movimento dialético, ou seja, somente se influencia presença, o homem já consegue realizar este movimento de troca. Esta mediação na interação homem – ambiente foi possível pelo uso de instrumentos e signos (linguagem, escrita, ou sistemas de numero).

 Vygotsky propõe compreender seus estudos sobre a teoria marxista da historia da sociedade humana, ele considerava o marxismo valioso pelo materialismo histórico dialético, onde o mundo transforma o individuo e ele é transformado pelo mundo, ou seja, os processos devem ser estudados como processos em movimentos e em mudança (movimento dialético).

Em seu trabalho Vygotsky se utilizou dos instrumentos signos, significados e mediação para compreender o processo de desenvolvimento, também deixou explicito que devemos separar processo de desenvolvimento do processo de aprendizado, este ultimo por sua vez se utiliza dos avanços do primeiro. Outra observação que não podemos desconsiderar é que o signo quando compreendido pelo significado se torna uma ferramenta poderosa para criança neste processo.

Outro aspectos que é explano se refere a conquista da fala, que permite que a criança interaja no meio social, antes mesmo de ter o domínio de seu comportamento. A fala permite o controle e manipulação da atividade pratica como também se torna sujeito e objeto de seu comportamento. “A criança começa a perceber- o mundo não somente através dos olhos, mas também através da fala.(p.25).

Vygotsky ressalta a importância de estudar a historia do comportamento considerando os aspectos biológicos e os adquiridos culturalmente, esta compreensão é de suma importância para ser entender todo o processo de desenvolvimento da criança.

Sendo assim fechamos com a abordagem da zona desenvolvimento proximal, que já nos surpreende ao levantar analise que a aprendizagem da criança, ocorre muito antes da criança se adentrar na escola, e que seu nível de desenvolvimento deve ser considerado quando este por sua vez se inserir no meio educacional. Devemos nesta linha de pensamento considerar o brincar/brinquedo como parte do desenvolvimento da criança.

Portanto a Zona de desenvolvimento proximal são os processos pelos quais a criança esta vivenciando, e que ainda depende de auxilio para atingir seu desenvolvimento, quando ela se torna capaz de realizar tal atividade sem ajuda este processo se tornar o desenvolvimento real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com