TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE REFLETIDA NA ESCOLA

Por:   •  6/4/2022  •  Artigo  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Jocimara Melnek¹

 Júlia Trogildo Peter¹

Luciana Suely Pinheiro¹

Aline Moreland²

  1. INTRODUÇÃO

         O presente trabalho tem a finalidade de estudar o papel da escola na sociedade em conjunto com a família, ou seja, a mesma deve ter regras com coerência entre documentos que revelam a ação refletida do conjunto de pessoas que ali atuam. A realidade da sociedade está presente na escola e vice-versa, em diversas situações. Na atual realidade observamos falhas das escolas no que se refere a formação de cidadãos. Na nova era digital nota-se que as pessoas passaram a ter opiniões de acordo com o que é replicado nesse meio. A sociedade e a escola sofreram uma grande mudança com a chegada da pandemia e tiveram que se adaptar as plataformas tecnológicas. E aqueles professores que não se atualizarem ficarão com suas atividades arcaicas, fragilizando o ensino que já é tão carente no que se refere a muitos alunos que infelizmente nem acesso a internet tem e consequentemente isso se reflete tanto na escola como na sociedade. Não devemos esquecer da educação familiar que deve estar sempre associada à escola e sociedade, pois é o seio materno que dá início ao aprendizado desse ser, sendo o princípio da formação intelectual do futuro cidadão.

FIGURA 1 - FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE

[pic 2]

FONTE: Disponível em:  https://pt.slideshare.net/. Acesso em: 03/05/2021

Descrição: A imagem representa o objetivo do trabalho que é esclarecer que tipo de sociedade a escola pretende construir, saber o que a sociedade espera da escola e qual o papel da escola com a chegada da Pandemia.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sociedade e a escola é uma união que sempre dará certo. A família como coadjuvante conhecendo o processo pedagógico, acompanha o desenvolvimento de seus filhos. Para Castro e Rigattieri (2009, p.13) ”As crianças que chegam à escola são membros-dependentes de um núcleo familiar que lhes dá um nome e um lugar no mundo”.

A escola deverá sempre promover a integração das famílias para que seus filhos obtenham êxito em suas formações, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico de cada aluno. Piaget afirma:

Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois a muita coisa que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET, 2007, p.50)

A escola concentrada na criança não ignora a família, mas pelo contrário, ajudará em colaboração com ela. Tal escola atenta-se com o tipo de família com o qual a criança está inserida, interessando-se pela sua história. Toda criança chega à escola com uma longa bagagem, trazendo suas vivências e experiências adquiridas no seio familiar. Os pais podem ajudar tanto seus filhos como os professores fornecendo informações solicitadas de acordo com Gessel (1977).

O principal papel da escola é despertar o compromisso social dos indivíduos através de processos pedagógicos educativos que venham despertar indivíduos críticos, com valores e princípios morais com o objetivo da formação de seu caráter para que sejam conhecedores do seu verdadeiro papel na sociedade.

No atual cenário de pandemia que nos encontramos, o formato de interação acabou mudando, hoje o trabalho que era desenvolvido em sala de aula passou a ser realizada através das telas de computadores, não desmerecendo o processo ensino-aprendizagem, porém o avanço da tecnologia e a falta de renda de muitas famílias ocasionaram tanto a evasão escolar como também uma grande porcentagem de alunos que acabou sendo desfavorecida fragmentando assim um pouco o ensino, mas como ponto positivo temos o aumento da participação dos pais em relação à educação de seus filhos.

A pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas no ano de 2020 mostrou que dentre os professores entrevistados, cerca de 45% notaram que a relação entre a escola e a família aumentou e apenas 11% sentiram uma diminuição nesse ponto.

GRÁFICO 1 -  ÍNDICE DA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

[pic 3]

Fonte: Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1.Acesso em: 07/05/2021.

Nesse momento atípico e complicado que estamos vivenciando, percebe-se que os pais estão mais participativos na educação de seus filhos nas aulas onlines que estão sendo ofertadas. A contribuição das famílias durante o ensino remoto é algo essencial, já que família e escola são indissociáveis no processo da formação de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com