TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese do texto Formação inicial e continuada de professores

Por:   •  30/11/2017  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do texto Formação inicial e continuada de professores

Quando falamos em formação de professores é necessário entender que há dois caminhos a serem percorridos. Um deles é a formação inicial, que acontece antes do professor exercer o magistério efetivamente, seria onde ele aprende a base teórica para o exercício da docência.

O segundo caminho é a formação continuada, que ocorre durante o exercício da docência, e tem como principal objetivo atualizar e aprimorar o conhecimento do docente.

Sabemos que a valorização dos professores é assegurada pela LDB em seu artigo 67, porém, ainda estamos temos uma longa caminhada para que essa valorização seja realmente efetiva.

E é dessa valorização que depende a formação continuada, pois um professor desmotivado, sem condições de trabalho, frustrado, não terá vontade de se atualizar e aprimorar suas praticas pedagógicas e isso influencia muito o aprendizado dos alunos.

Os gestores são peças fundamentais nesse processo, pois cabe a eles identificar onde está a carência e sugerir cursos baseando-se na sua avaliação. Os horários de HTPC podem e devem ser usados para isso, aproveitando que os professores estão todos reunidos e sugerir o trabalho em grupo, troca de experiências, etc.

Cabe lembrar também, que os docentes devem estar dispostos a sempre rever sua pratica pedagógica, com o objetivo de transformar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre o aluno.

Os docentes devem estar dispostos a trabalhar em grupo, focando sempre a melhoria da qualidade de sua pratica, e sim, sempre requerendo a valorização que ele merece, mas para que isso ocorra ele tem que contribuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com