TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto "A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metaforas" de Oreste Preti

Por:   •  7/10/2019  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

O texto “A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metáforas” de Oreste Preti, inicia-se com na tentativa do autor de entender acerca da relação sobre formação de professores e educação a distância, assinalando sobre o nível de formação do profissional da educação junto com questões relacionadas a qualificação do trabalho e refletindo nas mudanças de realidades de determinados grupos sociais, como comportamento e cultura.

O autor cita dois discursos de (re)qualificação do trabalhador na educação, baseando-se em Fourcault, que diz que “todos os discursos constroem a realidade.” A elaboração de um dos discursos é feita pelas politicas mundiais de poderosos organismos econômicos, ou seja, países ricos, que querem impor disfarçadamente modelos de organização política e econômica capitalistas em países em desenvolvimento como o Brasil. O discurso anterior é metaforicamente tratado no filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, onde mostra o modelo industrial de produção de capital em processo rotineiro e desqualificado, não muito diferente do modelo de educação aplicado na década de 70, durante a ditadura militar.

Na década de 90, depois da a expansão do capitalismo, introduziu-se novas tecnologias no processo de produção tornando os produtos mais atraentes e baratos, e logo foi visto a necessidade de um trabalhador flexível e preparado para um mercado aberto. Com isso, é visto a necessidade de uma formação escolar que foque no futuro do aluno como um trabalhador flexível. E assim, surge a necessidade do Ministério da Educação de se repensar na formação do professor, pois grande parte dos professores do ensino fundamental, no Brasil, não tinham formação superior. Contudo, um discurso muito mais preocupado com a eficiência do aluno como trabalhador do que com a qualidade de formação.

Diversos educadores fizeram critica a política educacional do MEC, apontando como opressora a opção do governo de se alinhar com as propostas neoliberais da nova base internacional trabalhista. A necessidade de o professor ser formado em curso superior se refere a qualidade de ensino, pois há a utilização de métodos de ensino bem determinados. Porém o professor tem um novo papel, superando ao aluno a postura de reprodutor e repassador de conhecimento, rompendo a ideia onde o professor ensina e o aluno aprende.

Diante da ideia de requalificar os trabalhadores de forma rápida e eficiente com novas formas tecnológicas, a educação a distancia é vista como a mais econômica e rápida, fazendo com que o processo pedagógico imitasse o modelo fordista de produção. Um processo massivo de educação atendendo amplas necessidades de qualificação de pessoas adultas. No Brasil foi implantado os programas Projeto Minerva e Logos durantes os anos de 1970 e 1990. Uma das modalidades que se tornou mais efetiva foi a EAD, aprovada pela LDB de 1996, mesmo sem ser investida pelo governo federal. O autor cita que os programas implementados eram como ações ou estratégias emergenciais para dar conta de problemas graves e imediatos na educação, como o analfabetismo. E mesmo com resultados quantitativos, a maioria dos programas foram desativados nas mudanças de governos.

Contudo, podemos entender que o autor buscou localizar o leitor, para poder retratar a experiencia da educação a distância e a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com