TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO: O QUE O PROFESSOR TEM A VER COM ISSO?

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS BARBACENA[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 8º PERÍODO [pic 2]

Alunas: Thatiane de Cássia fortes.

           

RESENHA DO TEXTO: O QUE O PROFESSOR TEM A VER COM ISSO?

Marta Gil

(Coordenação)

Este material foi elaborado para professores, que tem o interesse em entender melhor sobre a educação Inclusiva e também para servir como uma fonte de apoio de como melhor ensinar alunos com deficiência, pois este material possui relatas de professores e alunos com deficiência e informações sobre equipamentos e materiais que podem auxiliar o aluno com necessidades educacionais especiais para assim tentar atender às necessidades destes alunos. Além disso, encontra também endereços de instituições de apoio à inclusão e de sites com informações importantes que fornece sugestões, indicações, material, etc.

 E importante entender como as escolas e professores podem ajudar na integração de crianças portadoras de alguma deficiência. A educação é o alicerce fundamental para a construção de uma sociedade com pensamento crítico sobre os acontecimentos à sua volta. Entretanto, essa educação deve ser inclusiva com intuito de oferecer oportunidades a todos os cidadãos, inclusive os com deficiências. Para isso, foram criadas leis específicas que auxiliam a efetividade desse processo. Como por exemplo, a de acessibilidade: adaptações arquitetônicas, biblioteca escolar ou sala de leitura, parques infantis acessíveis a todas as crianças, mobiliário escolar para todos. Essas medidas colaboram para um ensino e aprendizagem cooperativo.

A Educação Inclusiva não e um acontecimento novo, e fruto de muitas “discussões, estudos teóricos e práticas que tiveram a participação e o apoio de organizações de pessoas com deficiência e educadores, no Brasil e no mundo”, e a partir de um contexto histórico onde a educação tem um seu lugar com relação ao exercício da cidadania e da garantia de direitos, por meio de documentos como, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Declaração Mundial de Educação para Todos(1990), Declaração de Salamanca (1994), Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência (1999) entre outros. Concluindo, que a melhor solução para todos os alunos independentemente, se possui ou não algum tipo de deficiência, é uma educação que atenda às necessidades individuais de cada aluno num ambiente inclusivo. É preciso desenvolver métodos para aprender avaliar esses alunos de maneira correta, analisando suas reais dificuldades, sejam elas: visuais, auditivas, físicas, mentais ou múltiplas. Sendo esta tarefa de grande complexibilidade, posto que, cada aluno possui uma dificuldade diferente. Os professores devem buscar o envolvimento da família e da comunidade para suprir essa necessidade existente. Pois, uma escola com qualidade, forma pessoas felizes e cidadãos conscientes.

Enfim, a inclusão como uma questão sócio-econômico-cultural, luta para o fim do despreparo da população à inclusão dessas pessoas na sociedade e também à falta de recursos disponíveis para que tais possam ter a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Ressalvando ainda, a importância do envolvimento escolar e da família no sucesso e bem estar dessas pessoas que merecem serem tratadas com o devido respeito e dignidade perante todos os cidadãos. É preciso aceitar as diferenças existentes entre os indivíduos e extrair o melhor do que cada um tem a oferecer para nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com