TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA E INCLUSÃO

Por:   •  27/12/2017  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIA E INCLUSÃO

Por Alexandra Matiolo RU 1875858

Polo – Concórdia SC

Data 05/09/2017

[pic 1]

Fonte: http://portal.mec.gov.br

A educação especial é uma modalidade de ensino que surgiu para atender pessoas que necessitam  de recursos específicos, técnicas e métodos para aprender. E nessa perspectiva, o uso das Tecnologias Assistidas (TAs), têm facilitado a vida de muitas pessoas, principalmente as com necessidades especiais, gerando autonomia em muitas atividades que antes não conseguiam realizar.

 Diante disso, o atendimento educacional especializado nas escolas surgiu para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam necessidades especiais. Esse tipo de atendimento favorece o aluno, pois tem como principal objetivo facilitar a aprendizagem do estudante na sala de aula regular, e as tecnologias são indispensáveis nesse ambiente de aprendizagem.

Sabemos que as tecnologias educacionais estão presentes nas salas de aula há anos, considerando que muitos professores já utilizavam televisão, filmes, projeções ou banners. A presença das TICs ampliou a gama de elementos disponíveis para enriquecer o trabalho do professor, junto com elas matérias didáticos e pedagógicos acessíveis (livros, desenhos, mapas, gráficos, jogos táteis em libras, em Braille, em caracter ampliado, com contraste visual, mouse e acionadores, teclados com colméias, sintetizadores de voz, engrossadores de lápis, entre outros recursos.

As tecnologias fazem parte do nosso cotidiano e sua utilização no espaço escolar, estimula a abertura de novos espaços ao contexto global, tecnologias e conhecimentos se unem para produzir novos saberes que por sua vez, facilitam a compreensão das problemáticas atuais em relação à leitura e escrita, favorecendo o desenvolvimento de novos projetos em busca de alternativas inovadoras para a transformação da sociedade atual e na valorização das diferenças.

Pensando nisso a Escola Básica Romeu de Sisti, resolveu usar esses recursos para auxiliar os alunos com deficiências visuais, para trabalhar na semana do folclore brasileiro, os alunos foram convidados a participar de atividades com movimentos ritmados, diferentes sonorizações, que

possibilitou aos alunos conhecer as formas expressivas do próprio corpo e as habilidades cognitivas.

Para trabalhar com a criança o que é folclore, como ele está inserido em nossa história, utilizou-se de conversa, exposição auditiva e visual a fim de atingir todos os alunos da classe, textos curtos de fácil compreensão, ou seja, que ofereçam a todos os alunos um entendimento rápido sobre o assunto introduzindo questões a fim de privilegiar a interação entre todos.

Nessa atividade o professor utilizou algumas estratégias como: aula interativa na lousa digital, através de áudio explicativo, onde as crianças conheceram a origem a as principais lendas folclóricas, leitura de textos e imagens, enfim são muitos os recursos utilizados para motivar os alunos, estas e outras ferramentas possibilitam a construção coletiva em torno das praticas de inclusão.

Feito isso a turma foi dividida em grupos, e laboratório de informática pesquisaram sobre: Quadrilhas, adivinhas, chás (remédios caseiros), cantigas de ninar, trava-língua, cantigas de roda, lendas, utilizando a internet. (escolhidos pela turma). Para inserir os alunos com deficiência visual na atividade do folclore usou-se os áudios gerados em MP3, pesquisados pelo grupo de trabalho.

De volta para sala, organizou-se com os alunos, o resultado da pesquisa feita, começando a confeccionar um pequeno álbum, 2 ou 3 páginas por aula.Após a escrita, os alunos, representaram com desenhos a página elaborada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com