TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

FERNANDA SALANI BRITO

RA 8064088

ATIVIDADE DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

3º CICLO

 

[pic 2]

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2019

Atividade no Portfólio

Descrição da Atividade

Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando. Seu texto deverá conter até 3 laudas.

Os avanços tecnológicos que permeiam a sociedade contemporânea estão cada vez mais inseridos nos campos educacionais. As mídias digitais e os aparelhos eletrônicos passam a fazer parte do ambiente escolar em salas de aulas, laboratórios de informática, a fim de contribuir na construção dos conhecimentos e facilitar a busca e compreensão do mesmo, dividindo as opiniões quanto a sua eficácia nesse desenvolvimento e nos limites de sua utilização no ambiente escolar.

           As tentativas de incluir o uso das tecnologias no contexto escolar requer um longo caminho de conscientização aos seus usuários, e de formação aos docentes que a utilizarão, a fim de superar os preconceitos e práticas tradicionais que rejeitam a tecnologia como colaboradora no processo de aprendizagem, ignorando a riqueza de possibilidades e de descobertas possíveis através desta, se assim for bem conduzida, e orientada pela atuação sistemática do professor.

        A tecnologia no contexto educacional melhora o processo metodológico e a interação com os alunos, fazendo com que aumente o interesse do aluno com as informações transmitidas em sala. E para a mesma ser presente em sala de aula, ela necessita do empenho do professor de querer mudar seus métodos de aula, desenvolvendo os diferentes tipos de tecnologias, como jogos, brinquedos, eletroeletrônicos.

Exemplos de como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área da Pedagogia é o computador e o celular, pois eles exercem multitarefas e tem maior capacidade de armazenamento de dados. A tecnologia faz com que o acesso às informações seja de forma rápida, podendo também complementar os conteúdos abordados pelo professor. Essas diferentes abordagens fazem com que o aluno se torne mais participativo, colaborador, construa opiniões críticas e questione.

Há fatores negativos quanto ao uso deliberado das tecnologias dentro de sala de aula, como a dispersão por parte dos alunos. Muitos deles se perdem no emaranhado de possibilidades de navegação não procurando o que está combinado e deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal. Necessita-se de uma forte dose de atenção do professor, pois diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação.

Outros pontos negativos são o imediatismo, a informação de fácil acesso e o vício dessas tecnologias. A superficialidade está mudando o cérebro humano, pois a busca fácil e rápida faz com que o aluno consulte a internet sem se preocupar com a memorização e o entendimento completo da área de conhecimento, mas apenas com o tópico de interesse imediato. Também temos a dependência e isolamento, alguns podem ficar dependentes da navegação e passam a dar menos valor para as coisas do mundo real, assim passando a se isolar dos amigos da escola e das pessoas no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (244.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com