TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.021 Palavras (21 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 21

PROGRAMAS DE INCENTIVO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS  

PARA AS UNIDADES ESCOLARES 

 

MARIA VALZENIR DOS SANTOS1 

ISABELA QUAGLIA2 

 

RESUMO: Esta pesquisa propôs como tema de estudo o acesso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas unidades escolares. O intuito desta pesquisa foi apresentar a atual realidade das escolas e investigar se as tecnologias implantadas pelos projetos governamentais estão em perfeito estado e quais são as metodologias utilizadas pelos professores em relação ao uso desses instrumentos pedagógicos. Para o desenvolvimento deste estudo, foi feita uma revisão bibliográfica de artigos relacionados ao tema em questão, em livros, revistas e pesquisa online que retratasse melhor o uso destas tecnologias nas escolas. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever a realidade das escolas frente aos projetos em desenvolvimento, como elas estão se preparando, como estão sendo aproveitados os recursos oferecidos. Com a conclusão deste trabalho pode-se verificar que apesar dos programas governamentais oferecerem diversas formas de manter um contato diário com as tecnologias (seja pela aquisição, ou uso gratuito de computadores), é notável a falta de conhecimento não somente por parte dos alunos, mas principalmente por parte dos professores que não tem nenhuma formação ou até mesmo o mínimo de entendimento para se operar tais máquinas, isto acaba dificultando os professores para conseguir efetivar atividades pedagógicas com o uso da informação virtual.

 

Palavras-chave: Programas de Incentivo às Tecnologias. Tecnologia da Informação e Comunicação.  Unidades Escolares.  

 

 

ABSTRACT: This research proposed as study subject the access of Information and Communication Technologies (ICT) at schools. The purpose of this research was to present the current realities of schools and investigate whether the technologies deployed by government projects are in perfect condition and what are the methodologies used by teachers in relation to the use of these teaching tools . To carry out this study, a literature review related to the theme in question, in books, magazines and online research that best portray the use of these technologies in school articles was made. References raised were intended to describe the reality of development projects against schools, as they are preparing, as they are being taken advantage of the resources offered. With the completion of this work can be seen that despite government programs offer various ways to maintain daily contact with the technologies (whether by purchase, or free use of computers), it is remarkable lack of knowledge not only by students, but mainly by teachers who have no training or even minimal understanding to operate such machines, this makes it difficult to get teachers to carry out educational activities with the use of virtual information.  

 

Keywords: Incentive Technologies. Information Technology and Communication. School Units.

 

INTRODUÇÃO  

 

A evolução do uso das novas tecnologias é uma constante na história da humanidade, por consequência, a cada dia que passa o mundo desenvolve possibilidades por meio das informações e comunicações, uma vez que podemos notar que esses recursos estão em constante transformação. Com isso, as novas tecnologias assumem um papel de suma importância para o desenvolvimento do conhecimento, ao permitir, de forma rápida e simples, a extração, organização, análise e circulação de informações necessárias a todos os níveis, principalmente os educacionais em suporte às ferramentas pedagógicas.  

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é uma grande ferramenta na área da educação, não somente para transformar o conhecimento, mas também visando o desenvolvimento da sociedade. Segundo Almeida (2002, p.23), “as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem integrando-se às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais”. Para o autor, estas inovações estão ocorrendo com certa frequência, como aulas de informática, ou, numa perspectiva mais inovadora, como projetos extraclasses desenvolvidos com a orientação de professores de sala de aula e apoiados por professores encarregados da coordenação e outros, o que torna a presença destes instrumentos nas escolas, sem dúvida, necessárias (ALMEIDA, 2002).  

Indubitavelmente, este tema ainda gera uma grande discussão no que envolve a produção e elaboração de projetos tanto para os gestores das escolas quanto para os governos (Municipais, Estaduais e Federais). O grande impasse é que a maioria dos projetos referente à TIC em unidades escolares não saem do papel, provavelmente seja por falta de interesses de partes gestoras ou pela falta de verbas para proporcionar uma boa infraestrutura das escolas e uma boa formação pedagógica para os docentes. Neste sentido, o tema proposto para o estudo se torna relevante, visto que é de grande importância analisar tal situação, para compreendermos o impasse que impede o acesso desse público a novas tecnologias.

Sendo assim, este artigo tem a intenção de apresentar por meio de uma análise bibliográfica, a atual realidade das escolas, investigando se as tecnologias implantadas pelos projetos governamentais estão em perfeito estado e quais são as metodologias utilizadas pelos professores em relação ao uso desses instrumentos pedagógicos, com o fim de, apontar as efetivações dos projetos informatizados na contribuição para o aprendizado dos alunos, em especial quando utilizados com o auxílio de professores. Desse modo, os dados do estudo pretendem apontar o que ocorre por trás da burocracia, que em outras palavras, acaba criando uma barreira entre o aluno e o aprendizado informatizado dentro das salas de aulas.

 

  1.  
  1.  

2. A SALA DE AULA E OS NOVOS TEMPOS

 

O uso da internet nas escolas é uma exigência do novo ambiente comunicacional-cultural que surge a partir da explosão da tecnologia no mundo no início do século XXI (SILVA, 2014). A internet define este novo ambiente comunicacional, e cada vez mais pessoas se aderem ao trabalho informatizado. Na denominada sociedade da informação e do conhecimento, “a escola perdeu o monopólio de transmissora de saber” (RODRIGUEZ, 1996, p. 115).

Com a disseminação da informática, o computador chega também às escolas e passa a ser absorvido não só pela administração, mas também no processo de ensino e aprendizagem, atraídos pela modernidade que exerce grande entusiasmo sobre os educandos, já que vem acompanhado pela explosão da multimídia, dos programas que misturam jogos e informações educativas que possibilitam uma forma nova e instrutiva no processo de aprendizagem dos alunos (MANDEL, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com