TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação e Comunicação: “ Educação a todos”

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Nome da Instituição: Universidade Cidade São Paulo (UNICID)

Nome do Polo: Colégio Beta

Nome do curso: Pedagogia

Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação        

Nome da Atividade: “ Educação a todos”

Nome do tutor: Carlos Adriano Martins

Para que essa possibilidade se torne realidade, o que precisa acontecer? Explique com suas palavras, fazendo uma relação de 2 ações, estratégias ou políticas que precisam ser assumidas pela sociedade brasileira (governo, universidades, escolas, empresas..., indivíduos).

 

Ao contrário de alguns anos atrás onde o estudo à distancia era discriminado, hoje temos visto o crescimento acelerado desse setor , levando saber e conhecimento as pessoas que não podem mais alegar falta de tempo e oportunidade, são inúmeras áreas disponíveis para livre escolha, desde a graduação ao mestrado , doutorado. E temos visto cada vez mais a aceitação das pessoas a esse novo universo e a aceitação das empresas nesse novo conceito de ensinar e aprender, mas fica a questão: é suficiente?

O avanço é claro e as oportunidades que o EAD oferece são inúmeras. Não importa a distancia, espaço, tempo – as aulas estão lá é só se dedicar. Sem mencionar ainda os valores que costumam ser bem menores que as aulas presenciais, mas ainda assim nem todos tem acesso, nem todos tem incentivo, nem todos se interessam. Com essa ferramenta em mãos (EAD) era de se esperar que todos se integrassem e se graduassem, porém,  a falta de interesse em estudar é bem grande, principalmente entre os jovens. Uma das formas que vejo para que a realidade de todos serem alcançados pelo conhecimento é a realização de planos de incentivo, formas de mostrar a importância do saber. Incentivos esses que podem partir da própria comunidade, com palestras, testes vocacionais, “workshop” e afins que podem ser realizados pelos centros comunitários, escolas, grêmios.  Isso poderia abrir as portas para jovens e adultos que acham que não vale a pena estudar ou é muito caro e difícil, mostrar que através do EAD existem muitas vantagens  e facilidades para qualquer um estudar.

Outra ação importante: o governo e as entidades educacionais deveriam promover o alcance de todos, disponibilizando as ferramentas ( computadores, tablet, internet), para que pessoas com menos condições pudessem ter a oportunidade de estudar. Assim como nas regiões mais afastadas do Brasil, promover formas de acesso à internet e a aos estudos.

Acredito que se todos se unirem e acreditarem com certeza a educação e a informação chegará a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com