TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação

Por:   •  13/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Paulista - UNIP

Curso Pedagogia

Atividades Praticas Supervisionada

Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação

                                                                                Professora ........

São Paulo 2015


Universidade Paulista - UNIP

Curso Pedagogia

 

Andressa Campos Lopes Valcacer RA - C4457E-3

Akemi Suguimoto Kapps RA - C59DAD-0

Bianca Simões do Espírito Santo RA - C63729-7

Rafaela da Costa França RA – C5323D-6

Thays Helena dos Santos Costa RA - C65364-0

                                                       

São Paulo 2015

Introdução

Esse trabalho faz parte das atividades práticas supervisionadas (APS), e possui como objetivo propor aos alunos o aprofundamento de temas. A disciplina desse semestre para fazer a APS é Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (TIC).

A tecnologia vem avançando cada vez mais em nossa sociedade atual. É cada vez mais difícil para a escola prender a atenção e despertar o interesse do aluno pelo conhecimento. A escola não pode mais ficar a margem da tecnologia e esse despertar para o uso social e adequado das Tecnologias da Informação tem de ocorrer o quanto antes, como na Educação Infantil.

É importante repensar em novas formas de produzir e adquirir conhecimentos. Em meio ao contexto atual, o processo do uso da tecnologia, na vida dos professores e alunos não pode passar despercebido, porém, as tecnologias devem ser utilizadas na prática pedagógica como recursos para aprimorarem a aula, focadas na produção do aluno, propiciando a elaboração, reelaboração e interação. Nesta perspectiva, o professor deverá mudar sua postura na prática pedagógica, deixando de ser transmissor do conhecimento, para atuar como mediador do conhecimento. Favorecendo desta forma para que o aluno passe a ser agente ativo no processo de ensino e aprendizagem.

Este trabalho é fruto de uma pesquisa, desenvolvida por meio de pergunta e resposta com professoras de duas escolas de nível infantil, Escola Higienópolis e CEI Conveniada Nossa Senhora Salette. Onde busca conhecer como as escolas de educação infantil vêm utilizando os recursos digitais para desenvolver as habilidades das crianças, destacando as contribuições pedagógicas do uso desses recursos tecnológicos na Educação Infantil e verificar como os professores da Educação Infantil veem o uso desses recursos digitais no processo pedagógico e o que pode ser melhorado em cada escola.

Desenvolvimento

Considero que utilizar a tecnologia no processo de ensino na fase da educação infantil contribui muito para o desenvolvimento infantil, pois tem o papel de motivar e  atrair os alunos, tornando as aulas mais significativas, uma vez aproxima o aluno mais perto dos objetivos que o professor quer desempenhar com a sua aula.

Através da pesquisa foi possível perceber que , essa aproximação não acontece, pois os recursos tecnológicos , principalmente na educação infantil, são pouco explorados e delimitados. Pois, a clientela não tem a idade necessária para a utilização de recursos de pesquisa, e sim manejos para facilitar o trabalho do desenvolvimento e organização de materiais para enriquecer a aula.

Os recursos para a assimilação é de acordo com sua faixa etária, com a utilização de filmes de acordo com assunto estudado, sendo que eles são lúdicos e ilustrativos para melhor assimilação dos alunos. Assim, a professora tem função de ter este mediador para que não fuja muito de seu objetivo e da compreensão dos alunos.

A criança desde pequena vive num contexto social envolvido por diversas tecnologias como computadores, televisão, rádio, jogos eletrônicos, celulares e entre outros, e automaticamente ela já adquire hábitos, atitudes e habilidades que fazem parte de uma identidade moderna, sendo assim a escola precisa utilizar os recursos tecnológicos dentro da sala de aula, pois é um processo de aprendizagem que respeita o meio em que a criança vive.

Com isso, deve-se ter uma atenção redobrada com a faixa etária da sala, não deixando o recurso tecnológico como apenas uma distração para as crianças. Assim, as musicas, filmes, danças, entre outros, devem ter um fundo pedagógico para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, por tanto não os prejudicando futuramente.

Podemos observar também que, um recurso simples e não utilizado com as crianças, é a câmera fotográfica, que auxilia muitas vezes no trabalho da professora. As crianças, principalmente do 0 aos 4 anos , gostam muito de explorar o espaço e a câmera tem essa proposta, dar uma nova visão aos alunos.

 Pode-se concluir que o uso de recursos tecnológicos na educação infantil contribui ativamente para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, pois a tecnologia está presente no contexto social em que eles vivem, sendo assim será possível aproximá-los mais perto dos objetivos que o professor quer desempenhar com a sua aula.

A Emergência do uso das TIC na Educação e na Educação Infantil

A globalização das redes de educação apresenta desafios para o desenvolvimento dos processos de inovação na experiência social e cognitiva, na aprendizagem e na criação do conhecimento. Nesse sentido, mais do que integrar as TIC na educação e na escola o desafio atual compreende a identificação das perspectivas de inovação na educação.

Mesmo antes de o aluno chegar à escola ele já passou por várias experiências e aprendizagens, ele vivencia no contexto familiar, rico ou não, culturalmente e emocionalmente, seus roteiros mentais e consequentemente suas linguagens e a família facilita ou complica sua forma de comunicação. Sabemos que toda criança também é educada pela mídia, aprende a informar-se, a conhecer os outros, o mundo e a si mesmo ouvindo as pessoas ditarem como viver, como ser feliz ou infeliz e até mesmo como amar e odiar e isso é feito de forma sedutora e ilusionista. A mídia envolve o sistema da comunicação e se torna necessário identificar e utilizar suas influências nos espaços escolares e enfrentar o desafio de desenvolver a consciência crítica dos alunos com relação aos benefícios apresentados pelas novas tecnologias. Já existe em várias escolas o uso dos meios de multimídia nas próprias salas de aula, como lousas digitais, computadores com acesso a internet e a distribuição de notebooks para professores e crianças nos primeiros anos do ensino escolar. São muitos os casos de sucesso na utilização das tecnologias em sala de aula como aliada no processo de ensino aprendizagem, pois a criança independentemente da idade mantém um contato frequente com tais instrumentos, e a escola deve aproveitar-se disto desde cedo, ou seja, desde a educação infantil. A ideia de utilizar computadores para ensinar crianças a se tornarem melhores pensadores surge como algo novo e permeado ainda de alguns mistérios, pelo fato de que os docentes não reconhecem ainda em sua maioria como essas tecnologias podem ser usadas para facilitar o trabalho de ressignificação de conceitos que é o papel da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com