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A Tecnologia e as descobertas cientificadas

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

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INTRODUÇÃO

A tecnologia e as descobertas cientificadas que conhecemos hoje são resultados do conhecimento pós-moderno, incluindo o universo empirista e pragmatista da descoberta aplicada no cotidiano, por esse motivo a relevância de conhecemos a epistemologia.

Os fundamentos epistemológicos, torna-se uma área importante para a ciência e filosofia, no entanto, vários sábios intelectuais têm empregado grande parte do seu tempo para refletir este tema bastante hermético e amplo, podemos mencionar alguns filósofos, por exemplo; Platão; Sócrates; Aristóteles; Descartes, Locke; Bachelar; Foucaul, Popper; Habermas entre outros; alguns desses são considerados críticos, várias vezes, até mesmos radicais na indagação da ciência e da tecnologia, já que, as mesmas passaram a fazer parte do dia a dia da população. Perduremos um momento apoteoso da ciência. Tudo tem demostrado que vivemos em uma civilização altamente científica-tecnológica.

Epistemologia significa discurso (logos) sobre a ciência (episteme). Epistemologia: é a ciência da ciência, Filosofia da ciência. É o estudo analítico crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das várias ciências. É a teoria do conhecimento descrita no surgimento do scholé (ócio).

A função principal da epistemologia resume-se na reconstrução racional do conhecimento cientifico, analisar, compreender, todo o processo gnosiológico da ciência da visão logica, linguístico, sociológico, interdisciplinar, político e histórico.

O conhecimento cientifico é provisório, tendo em vista que em nenhum momento acabado, ou até mesmo seja, definitivo. É sempre dependente de uma ideologia, religioso, econômico, político e até histórico.

A epistemologia pode ser considerada como o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua maneira, de seu processo, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais. A epistemologia é estudo do conhecimento que buscamos a cada dia.

De acordo Mario Bunge, uma Epistemologia é útil se satisfaz as seguintes condições:

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Refere-se à ciência proposta relacionada.

Trata-se de problemas filosóficos que mostram no curso da investigação cientifica ou até mesmo na reflexão sobre problemas, métodos e teorias da ciência apresentada.

A solução transparente para os problemas apresentados, consistirá em teorias rigorosas e inteligíveis, adequados à realidade particular da investigação cientifica do problema. Isso é capaz de diferenciar a ciência autêntica da pseudociência, é eficaz em criticar programas e mesmo em resultados errôneos.

A epistemologia contribuir na hipótese filosófico (em particular semânticos, gnosiológicos (e) onotógicos) de planos, métodos, ou resultados de analise cientificas atualmente. Explicar e regularizar conceitos filosóficos, empregados em várias ciências. Auxiliar a solucionar problemas cientifico-filosóficos, por exemplo, como o de saber se a vida de distingue pela teleonomia e a psique pelo inespacialidade. Reorganizar teorias cientificas de maneiras axiomática, pôr a descoberta seus pressupostos filosóficos.

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS CONTEMPORÂNEO

A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET

A apreensão de Piaget, foi o estudo da constituição dos conhecimentos validos, na construção de fatos, formalização logica-matemática e controle experimental de natureza que se chamou de psicogênese interdisciplinar.

Todos os estudos científicos estão em desenvolvimento progressivo, só o método psicogenético é capaz de oferecer o conhecimento dos estágios elementares desta constituição progressiva.

A epistemologia genética continuará essencialmente aberta, interdisciplinarmente, onde o objetivo central é o esclarecimento da atividade cientifica, a partir de uma psicológica, com base em uma psicologia da inteligência, ela deve ser sempre uma construção continua, compreender e inventar o real, implementando qualidade no processo construtivo do conhecimento.

A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICA DE BACHELARD

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O intuito gnosiológico de Bachelard fundamenta-se em dar às ciências a filosofia que elas merecem. A epistemologia, no fundo, é uma história da ciência, devido a ciência é fatalmente histórica. Barchelard se propôs a construir uma epistemologia, tendo em vista a produção dos conhecimentos científicos sob todas as perspectivas logicas, ideológicas e histórica, assim como o conhecimento, a ciência nascem e avançam em circunstancias históricas bem determinadas. O ponto mais importante é que se descubram a origem, a estrutura desempenhada dos conhecimentos científicos.

Conforme Bachkard, a verdadeira questão relaciona-se à força e aos poderes de ação racionalista, à força e ao poder da atividade iniciadora e poética. O conhecimento é, fundamental, uma obra temporal. Cada um de nós somos a cada instante a condensação da nossa própria história. O ser humano, ao mesmo tempo, razão e imaginação, pois “ há homem diurno da ciência e o homem noturno da poesia”, estabelecendo, produzindo, realizando, removendo, chega-se à verdade aproximada. Cada conhecimento deve produzir, a cada instante da sua longa história, seus estatutos de verdade e os critérios de sua subsistência.

A EPISTEMOLOGIA ARQUEOLÓGICA DE FOUCAULT

Foucault buscar uma Arqueologia das Ciências Humanas em lugar em que o homem tem em torno de si ‘historia”, bem logo, ele mesmo é uma historicidade. A expressão da epistemologia de Poucault vai depender do estado de suas necessidades cientificas e racionais, de toda a época do pensamento e da cultura.

Na era otimista, perduramos o desfecho da Antropologia, a separação do homem. A Arqueologia argumentada por Foucault buscar o fundamento das Ciências Humanas, o solo sobre o que se imagina a Ciência. Para a epistemologia o vultoso é o lugar que a Ciência ocupa no espaço do conhecimento.

O método é anônimo, um saber sem sujeito, sem identificação, o homem é excluso, ao mesmo tempo, como adstrito e como objeto do próprio sistema. Segundo Foucault, uma antropologia é digna quando busca entender o pensamento.

A EPISTEMOLOGIA RACIONALISTA CRITICA DE POPPER

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A ideologia das Ciências de Popper apoia-se na pesquisa de valor das teorias cientificas por meio da busca do princípio da verificação e da falsificação. Segundo Popper, todas as leis e hipóteses cientificas são, em sua

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