TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia na Educação

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O tema tecnologia na educação vem sendo alvo de muitas discussões, pois vive-se uma era em que a informação assume a condição de elemento principal do cotidiano, em que a relação da educação com a tecnologia não significa apenas a preparação de recursos humanos para preencher as necessidade do mercado e é, portanto, a educação que inspira a tecnologia, onde a função social da escola deve estar alicerçada em um Projeto Político Pedagógico bem estruturado a fim de que docentes e discentes possam compreender a informática como um recurso proveitoso para todos

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Sociedade. 

1.INTRODUÇÃO


           Hodiernamente, vive-se na era da informação, haja vista que ela assumiu a condição de elemento essencial e principal do cotidiano político, econômico e cultural de todos.

Dessa forma, as tecnologias da informação, do processamento e armazenamento tornaram-se estratégicas e decisivas, fazendo parte da realidade de praticamente todos os cidadãos. Assim, a educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica e por consequência, exige entendimento e interpretações de tecnologias. Estas por sua vez, mesmo sendo, muitas vezes complexas e práticas, estão a demandar do ser humano novos elementos constitutivos deformação, reflexão e compreensão do ambiente social em que ele está inserido. Neste contexto Bastos (2003, p.2) afirma que “a educação” se apresenta não como necessidade mitológica e universal, mas como compreensão dos homens, dos fenômenos humanos e dos fatos, pois a sociedade moderna inclina-se fortemente para o trabalho industrial correndo o risco de abandonar os fundamentos da própria vida. Partindo desses pressupostos, este texto tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da tecnologia na educação dando ênfase à educação tecnológica e à informática na educação como pontos fundamentais para a aprendizagem em tecnologia.  

A sublime perspectiva do mundo moderno subentende o anexo tecnológico como fator motivacional atuante e determinante na educação moderna. Quão antes preparado para lidar com a tecnologia e suas variadas ferramentas, maiores as chances de ter nas mãos uma pessoa preparada para os diversos obstáculos que de fato serão encontrados no decorrer da vida. Tais preceitos fundamentam a pesquisa que se segue, partindo do pressuposto de que, intermitentemente, o profissional tão somente depende de atualizar-se nos variados processos para que, ao fim da jornada acadêmica possa enfim ingressar sem grandes surpresas na vida profissional ativa. 
Para tanto, incluir, instigar e promover a inserção de tecnologia nas escolas, a oportunidade de análise e fundamentação de sistemas tem o poder de assegurar a formação profissional eficiente daqueles que, impreterivelmente terão que submeter-se ao regime de trabalho logo após o ensino médio.

Uma vez inserida, não somente com máquinas e aparatos, mas também com mão de obra especializada para angariar a aprendizagem, será possível formar a vertente tão sonhadoramente aclamada e idealizada para o avanço: tecnologia e educação, não tecnologia e alienação. A partir de estruturas de pesquisa, o trabalho a seguir sustentará as vantagens de procedência deste vínculo sem igual.


2. A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

A educação em conjunto com a tecnologia já se convencionou ser chamada de tecnológica. Em todas as suas concepções, fases e evoluções não deve deixar de lado os fundamentos que sustentam a educação, de modo geral e as práxis pedagógicas, pois em se tratando de educação não deixa de ter suas características próprias.

A educação tecnológica, não é adjetivada, como algo em que se deposite um conceito maior. É uma educação substantiva, sem apêndices, existindo por si só, não para dividir o homem, mas por unificar o ser humano, é um todo, parceira da tecnologia, e esta como companheira da educação pode construir o destino histórico do homem.

A relação da educação com a tecnologia não significa apenas a preparação de recursos humanos para preencher as necessidades do mercado. Vai além dos sinais do pragmatismo. A educação tecnológica vai além das dimensões do ensino denominado de técnico, transcende os conceitos espalhados, fragmentados, por nascer da educação. Dessa forma, abrange diversas modalidades de formação e capacitação e se distingue por caráter global da formação técnico profissional. É uma aprendizagem constante, necessária à compreensão das técnicas e das inovações tecnológicas e caracteriza-se pela vinculação com a formação teórico-prática, buscando juntar conhecimentos técnico-científicos para formar um todo.

A infância é marcada por várias descobertas, onde a criança a todo o momento interage com novos universos, e a leitura é uma dessas novidades.

As instituições na qual as crianças estão inseridas têm como dever estimular sempre a prática da leitura. Como a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, ela deve acompanhar as novas formas de ver e agir da sociedade, com suas transformações e inovações.

Atualmente vive-se em uma era digital, onde há uma grande necessidade de acompanhar essa evolução. Dessa forma o estudo visa contribuir para que os professores reflitam sobre a importância da junção da tecnologia para melhor desenvolvimento do processo de leitura das crianças. 

3. A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Atualmente vive-se uma realidade muito complexa e exigente ao pensar do ponto de vista produtivo, haja vista que antes os sujeitos eram educados para exercerem uma função prática e mecânica, com o intuito definido e muito restrito em que a base dessas relações se refletiam na comunicação direta, isto é, de produtor para cliente.

Segundo o site SEABRA@divertire.com.br (2005): Com as rápidas transformações nos meios e nos modos de produção, resultado da revolução tecnológica e científica, estamos entrando em uma nova era da humanidade. [...]. Neste quadro, a educação não apenas tem que se adaptar às novas necessidades como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.
Assim, a relação da educação com a tecnologia perpassa muito pela mediação do trabalho e através da história, é percebida com um laboratório em que o ser humano constitui sua evolução em interação com a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com