TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia na Educação

Por:   •  20/5/2020  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Beatriz Luz de Matos Saraiva          1° Semestre Pedagogia Noturno                  Atividade 02

“Será que os professores estão atentos para as manifestações lúdicas das crianças? Como os professores podem auxiliar esse processo?”

A observação das manifestações lúdicas das crianças é, sem dúvidas, a maneira mais prática e eficaz para que o professor possa conhecer o perfil de seus alunos, auxiliando significativamente no processo de planejamento da ministração das aulas, pois, isso permitirá ao profissional desenvolver sua didática para aquela turma, de forma que abranja as necessidades na forma de aprendizado de cada um desses alunos, sendo de uma única maneira, ou adicionar vários métodos didáticos numa mesma aula para que todas essas crianças sejam contempladas com a facilitação do aprendizado deste conteúdo por parte do educador. Por exemplo, pode haver crianças que se identificam com brinquedos e jogos musicais, logo, uma canção com o tema do conteúdo a ser estudado será uma ótima proposta para esse grupo se interessar no aprofundamento do mesmo.

Mas, será que os professores estão atentos para as manifestações lúdicas das crianças? A resposta, infelizmente é negativa. Mesmo em casa, os pais estão sempre preocupados com suas tarefas cotidianas e trabalho, por este motivo, inclusive, a educação infantil já nos primeiros meses de vida, fica por conta das instituições educacionais, e mesmo nas folgas, a criança é obrigada a seguir a rotina da casa: hora para acordar, comer, tomar banho, realizar as lições de casa... e muitas vezes no seu tempo de recreação é induzida a fazer o uso de aparelhos eletrônicos para que permaneça “se divertindo” no mesmo lugar, poupando seus pais da temida bagunça, e permitindo que os mesmos utilizem deste tempo, onde a criança está se mantendo sozinha, para também realizar suas tarefas individuais, seja lavar louça, cozinhar, ler um livro... Há realmente pouca interação dos pais na recreação dos filhos nos dias atuais. Geralmente essa atenção é dada para as tarefas que a criança tem de realizar.

Os motivos na escola são diferentes, e muitas vezes a criança tem sim seu espaço de recreação onde pode se expressar, porém a observação dessas atividades lúdicas está escassa, principalmente nas menores faixas etárias, pois, a quantidade de alunos que encontramos hoje por sala de aula, não permite ao professor este tempo de observar e buscar entender cada criança, mas sim, correr para que nenhuma machuque o colega ou se suje pra valer! Com o passar do tempo, acredito que a rotina enraizou-se também nas creches, onde há o momento de dormir, brincar, comer, e a recreação, onde muitas vezes todos tem que brincar da mesma brincadeira, ou cada um com seu brinquedo escolhido, sem esse devido acompanhamento por parte do educador, que está preocupado com o preenchimento de agendas, relatórios e a segurança da sala.

Nas faixas etárias maiores 7 a 11 (estágio operatório-concreto, Piaget), onde encontramos muitos traços dos métodos de ensino tradicionais, o cuidado fica em manter a sala em ordem passando as introduções de conteúdos que a turminha encontrará nos anos seguintes. Acredito que mesmo as atividades lúdicas sendo menos demandadas tanto pelos planos de aulas apresentados pela escola para o professor e até mesmo pelos alunos, a ludicidade ainda pode ser uma importante aliada, e fator contundente para o desenvolvimento da relação educador-educando para com os conteúdos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com