TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologias da Educação

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 14

Tecnologias na Educação

Cyntia Simioni França

 

Olá, caros graduandos (as)!!! Estamos nos preparando para a prova do Enade. Pensando nisso, elaborei esse material didático para realizarmos uma retomada das discussões sobre as tecnologias no campo educacional. Então, vamos começar o nosso diálogo? Você já parou para pensar o que é tecnologia?

 

 [pic 1]

Para melhor definir tal expressão, buscamos o dicionário Aurélio que sintetiza a“tecnologia” como: conjunto de conhecimento, conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo da atividade. Complementa ainda que a totalidade desses conhecimentos refere-se ao termo “vivemos na era da tecnologia”.

Mas será que a tecnologia é apenas do nosso tempo? É o que muitos indivíduos acreditam, pelo fato de estarmos cercados de recursos tecnológicos em nosso cotidiano. Mas ao contrário disso, todas as técnicas, ferramentas e métodos construídos visando a resolução de problemas ou para a sobrevivência do indivíduo são consideradas tecnologias, isso significa que a tecnologia não se limita a aparelhos eletrônicos tais como a televisão, o rádio, um eletrodoméstico ou os computadores, a internet e outros meios digitais.. Seu conceito é amplo e se fizermos uma retrospectiva, iremos perceber que desde a época da Grécia, o termo já era utilizado, “techné” como os gregos chamavam para definir a prática e um conhecimento fundamentado em princípios lógicos.

A origem da palavra tecnologia é a junção dos termos tecno, do grego techné, que é saber fazer, e logia, do grego logus, razão. A palavra é entendida como a razão do saber fazer. Portanto, a necessidade do conhecimento técnico para o uso de ferramentas e execução de diferentes processos.

Segundo Aristóteles, a técnica dependia de um hábito e não apenas de um conhecimento transmissível, por ser lógico. O próprio indivíduo adquire um conhecimento habitual quando utiliza a ferramenta diariamente, e assim se aperfeiçoa. Os gregos não davam suma importância à atividade manual, embora considerasse necessária a própria sobrevivência, porque achavam perigosa a aplicação de conhecimentos teóricos na prática, pois contemplavam o intelecto, conforme dizia Platão (CARDOSO, 1999).

A técnica antiga é fruto de conhecimentos adquiridos através das experiências no decorrer dos anos, conhecimentos esses que são de ordem empírica. Na época Moderna, com Roger Bacon, insistindo no valor da experiência para investigar fenômenos observáveis que até então era encoberto pela mentalidade medieval, inserindo uma visão de mundo até então desconhecida, conhecer a natureza para poder explorá-la (RODRIGUES, 1999).

Leia o artigo sobre -tecnologia-

 

 

 

Questões para reflexão: Defina com suas palavras o que é tecnologias?

Vico dizia que o homem só conseguiria conhecer a história, pois esta fora feita por ele, ao contrário da natureza, que ele jamais poderia conhecer por dentro porque fora criada por Deus. Justificando dessa maneira que o mundo tecnológico seria sempre do conhecimento humano, pois foi o homem quem o criou, sendo assim, o indivíduo através da técnica humaniza o mundo e a si mesmo (RODRIGUES, 1999). Portanto, as tecnologias estão presentes nas sociedades, integrando o homem e sua cultura, desde os primórdios da história. Por esse motivo é muito difícil afirmar que apenas o momento em que vivemos possa ser chamado de era tecnológica. Na história de todas as sociedades é possível identificar que cada época histórica é representada por suas próprias tecnologias, sendo que todas elas atuam como fator de mudança na vida dos indivíduos. Nesta perspectiva, Ponte (2000) explica que os utensílios de pedra, o domínio do fogo e a linguagem constituíram as tecnologias ligadas ao desenvolvimento da espécie humana há milhares de anos.

 

Aprofunde seu conhecimentoLeia o artigo sobre As Novas tecnologias de Informação e Comunicação e a emergência da sociedade informacional, CLICANDO AQUI:

 

 

 

 

A evolução da tecnologia confunde-se até mesmo com a nossa história. Mediante sua percepção da sua ação ou da interação com a natureza, o homem criou e desenvolveu gradativamente diversas estratégias, recursos, utensílios, ferramentas e outros itens que visavam a auxiliá-lo no seu cotidiano, a fim de garantir a sua sobrevivência tanto no aspecto alimentar como na segurança. Inicialmente, utilizando-se de elementos preexistentes na natureza, tais como galhos, ossos, pedras e outros, em benefício próprio, o homem semeou os fundamentos para o processo de desenvolvimento da humanidade, o que resultou nas modernas tecnologias (SUZUKI; RAMPAZZO, 2010, p.1).

Questões para reflexão: Faça uma síntese em seu caderno sobre o vídeo apresentado acerca das tecnologias de informação e comunicação.

Assim, desde a Idade da Pedra, do bronze, do metal até chegar ao computador a era tecnológica, a partir do contexto social em que se vivia. Essas épocas correspondem aos períodos da história em que foram criadas “novas tecnologias” para o aproveitamento desses recursos da natureza para garantir o seu próprio sustento.

Com o avanço da ciência nas sociedades humanas, expande-se o conhecimento sobre tais recursos e criam-se tecnologias mais sofisticadas e avançadas (KENSKI, 2003). Porém, tal avanço tecnológico não se limita apenas em utilizar ou não determinados equipamentos, mas na sua influência que exerce nos comportamentos individuais e sociais. Como por exemplo, a descoberta da roda que mudou totalmente a maneira da população daquela época histórica, no sentido de que o meio de transporte propiciou uma agilidade de deslocamento entre os grupos sociais, alterando seu modo de viver. O ser humano caminha culturalmente mediado pelas tecnologias que transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir, comunicar e pensar bem como em adquirir conhecimentos.

Questão para reflexão: Por que a evolução das novas tecnologias confunde com a nossa história?

[pic 2]

 

Moran (1995) ressalta que com os instrumentos como a máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador e as redes eletrônicas contribuíram para a difusão do sistema capitalista, para o fortalecimento do estilo de vida nas cidades e para encurtar as distâncias. Porém, não são as tecnologias em si que mudam a sociedade, mas seu modo de utilização dentro do sistema capitalista que busca apenas o lucro, e a internacionalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (308.5 Kb)   docx (96.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com