TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologias da informação e Comunicação

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Título - O uso das tecnologias contra ou a favor? .................................................4

2.2 Título - A diversidade e o preconceito na escola....................................................5

2.3 Título - Educação inclusiva: a escola e a acessibilidade........................................6 

2.4 Título - ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): um sonho ainda a ser concretizado no espaço escolar...................................................................................7

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

5 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO:

Este presente trabalho destaca, algumas abordagens sobre os temas: ECA, diversidade, educação inclusiva, e o uso das novas tecnologias. Sendo que o propósito é destacar, alguns fatos históricos e sociais através de reportagens, e tentar esclarecer como essas questões vem sendo tratadas na contemporaneidade.

 As tecnologias entraram na vida das pessoas, de forma que passaram a ser consideradas como necessidades básicas, e atualmente, muito se tem discutido sobre o uso das mesmas, e a prática docente. Com intuito de favorecer alguns pontos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o uso devido dessas ferramentas tecnológicas, podem contribuir no desenvolvimento cognitivo dos mesmos, e ainda colaborar no processo da inclusão escolar.

Sendo assim destacarei a seguir quatro reportagens que envolvem temas propostos para o presente trabalho.  


  1. DESENVOLVIMENTO:

O USO DASTECNOLOGIAS NA ESCOLA: CONTRA OU A FAVOR?

[pic 12]

     Dizer que crianças e adolescentes são considerados “nativos digitais”, tem se tornado algo comum, já que essa, é uma geração que de fato, nasceu conectada com tudo que diz respeito ao mundo digital.

     E os traços dessa geração, trouxe alguns enfrentamentos na vida escolar desses alunos e também dos professores, que por vez se veem diante de questões como: será que de fato o uso dessas tecnologias pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem?[pic 13]

        Segundo a professora Glaucia Brito, da UFPR em uma reportagem para revista Gazeta do Povo disse a seguinte frase: “A tecnologia não constrói nada, é uma ferramenta. Quem faz a diferença é professor e aluno”.                          Por conta desse nativismo digital, os alunos levam para a sala de aula muitas novidades e informações pesquisadas no computador de casa, ou da própria escola, e cabe ao professor também estar atento a essas informações e saber usar essas ferramentas em seu favor, tornando assim suas aulas mais dinâmicas e lúdicas.

        Através das novas tecnologias, existe bastante interação na busca pelo saber, já que qualquer informação está a um “clique”. Essa busca por conhecimento passa a ser participativa e cooperativa, promovendo a autonomia e a responsabilidade do aluno na construção do processo ensino aprendizagem. A integração de meios tecnológicos no ambiente escolar deve ser considerada como parte da cultura da escola.

        Entretanto, evidenciamos que essa realidade digital, anda longe de ser uma totalidade, e talvez essa seja a dificuldade, pois grande parte dos educadores não possuem conhecimento satisfatório para a utilização desses recursos de maneira correta.

        Portanto entende-se que, simplesmente transferir o conteúdo do quadro, para o computador ou qualquer outra ferramenta digital não é o suficiente, é preciso mudar a metodologia e estar sempre buscando novos métodos para aplicar seus conteúdos de forma prática e efetiva.

     

     

       

  1. A DIVERSIDADE E O PRECONCEITO NA ESCOLA.

[pic 14][pic 15]

Conscientizar desde cedo a importância do respeito que se deve ter com as diferenças das pessoas no convívio escolar é de fundamental relevância, e deve ser aplicado logo nos anos iniciais de escolaridade para que haja de fato conscientização e aceitação, visto que as crianças sofrem por vezes vários tipos de discriminação.

Sendo assim, é de suma importância que seja abolido o preconceito desde os primeiros anos da Educação Infantil, e que através de brincadeiras e atividades lúdicas se construa um conhecimento correto de que ser diferente é normal.

É importante que, desde o início, a falsidade seja deixada para trás na afirmativa de que todos somos “iguais”, mesmo porque se todos verdadeiramente fossem iguais, porque haveria preconceito? Visto que é a partir das diferenças que surgem os preconceitos.

Pode-se notar que algumas escolas são geradoras da própria discriminação e que não aplicam e nem se quer se interessam em buscar, propostas pedagógicas para opor em relação às questões de preconceito e diversidade.

O ideal é que todo professor tenha consciência da importância de oferecer ao seu aluno um espaço que valorize e motive o respeito à diversidade, contribuindo assim, para formação de cidadãos mais amáveis e respeitosos que se importem com os outros independentemente de cor, de sexo, de raça, de religião, ou de qualquer outra coisa que o faça diferente, portanto o educador nesse sentido pode ser tornar um promotor do espírito de coletividade.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA E A ACESSIBILIDADE

[pic 16][pic 17]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (398.6 Kb)   docx (270.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com