TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Piaget

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

DAIANE SIMÕES BITTENCOURT – RA 8059056

        PROJETO DE PRÁTICA: TEORIA DE JEAN PIAGET

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Psicologia da Educação.

BELO HORIZONTE – MG.

2018

TEORIA DE JEAN PIAGET

Este trabalho tem por finalidade apresentar um breve relato da teoria de Jean Piaget, destacando seus principais conceitos e os estágios de desenvolvimento de acordo com a faixa etária. Jean Piaget desenvolveu estudos psicogenéticos objetivando compreender como o ser humano conhece o mundo e descobrir quais seriam os mecanismos cognitivos utilizados pelo homem para conhecer este mundo. Suas pesquisas iniciais foram na área da biologia, mas suas preocupações com o conhecimento levaram-no diretamente à psicologia, que é de onde, por meio de pesquisas experimentais, construiu sua teoria do desenvolvimento cognitivo. É apresentado a seguir suas contribuições no contexto educacional a fim de priorizar um melhor aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Piaget buscava compreender a origem e a formação do conhecimento e do pensamento. Acreditava que tanto os fatores hereditários, maturacionais e o ambiente influenciavam o desenvolvimento cognitivo. Assim, criou em sua teoria princípios fundamentais para identificar como o pensamento é organizado e modificado durante sua vida, tendo a organização e a adaptação como tendências. Chamou de esquema a organização de ações ou pensamentos. Porém o ambiente que o ser humano está inserido interfere na capacidade de adaptar-se ou ajustar-se. Assim temos definidos os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração.

A assimilação se dá por buscar entender algo novo incorporado em um conhecimento já existente. A acomodação significa alterar o esquema de assimilação por meio de um fato externo. E a equilibração é a busca pela estabilização dos processos do pensamento.

Piaget classificou quatro grandes estágios sobre como pensar e agir. O primeiro destes estágios transcorre no âmbito da motricidade; o segundo, na atividade representativa e o terceiro e o quarto no pensamento operatório.

O primeiro estágio é o sensório Motor (0 aos 2 anos). Enfatiza a capacidade natural de todo ser humano para resolver os problemas. O desenvolvimento cognitivo começa antes da linguagem. Nesse estágio as interações ocorrem, inicialmente, a partir dos reflexos e das respostas dos bebês aos estímulos. A criança começa a fazer imitações, uso da memória e do pensamento, reconhecem que os objetos não deixam de existir por estarem ocultos e passa das ações reflexas para as voltadas para um objetivo.

O segundo estágio é o pré-operacional (2 aos 7 anos). O uso da linguagem começa a ser introduzido e aos poucos a capacidade de pensar simbólica e abstratamente. As noções de matéria, peso e volume, em processo de desenvolvimento, contribuem para o aprimoramento dos instrumentos lógicos fundamentais para o avanço da cognição humana em direção à consolidação do pensamento. Tudo o que foi adquirido no estágio anterior, precisa ser reelaborado, reconstruído e representado exteriormente pela criança, tendo como referência o outro, a linguagem social; assim o indivíduo constrói sua capacidade de representar o mundo.

O terceiro estágio é o operatório concreto (7-11 anos). A criança já é capaz de resolver problemas práticos de modo prático. O pensamento operatório é denominado concreto, pois a criança somente pensa corretamente se os exemplos ou materiais que ela utiliza para apoiar o pensamento existem mesmo e podem ser observados. Ela ainda compreende as leis da conservação e é capaz de classificar e seriar.

O quarto estágio é o operatório formal (11 anos em diante). O jovem agora é capaz de resolver problemas abstratos de maneira lógica. Torna-se mais científico ao pensar e desenvolve o interesse por questões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com