TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terapia assistida por animais

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        

        

        Polo: sertãozinho

                              Curso: Pedagogia

                              Disciplina: Psicologia da Educação e Teoria da Aprendizagem/Redes sociais e comunicação

                                 

                              Aluna: Juliana Cristina Canavez

                              RA 1208375877

                              Desafio Profissional

                              Terapia Assistida por Animais na Educação

                              Tutora Virtual: Patricia Cindy Milleo Christofoli de Oliveira

                               

        Sertãozinho SP

                                         25/09/2015

Introdução

Esse projeto tem por finalidade, identificar alunos com problemas de aprendizagem e comportamentais, definindo estratégias para a aplicação da Terapia Assistida por Animais como intervenção pedagógica.

Com esse objetivo será feita a apresentação do perfil da turma analisada, identificação de alunos com dificuldades em sala, implementação do projeto e análise de resultado.

A Terapia Assistida por Animais promove a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitiva através de processo terapêutico. Melhora a autoestima, coordenação motora, atenção e verbalização, faz a criança desenvolver o cuidado com si mesmo e eliminar comportamentos agressivos.

Segundo Levison, “diferentemente da relação que estabelece com a boneca, a criança pode conceber o animal como parte de si mesma, de sua família, capaz de passar pelas mesmas experiências que vive”.

“A terapia utiliza animais em atividades para desenvolver o início de um relacionamento, proporcionando entretenimento, motivação e informação com o intuito de melhorar a qualidade de vida.” (DOTTI, 2005)

Cães são os animais mais utilizados na TAA, devido ao seu fácil adestramento e maior aceitação por parte das pessoas, porém podem ser utilizadas várias espécies como gato, cavalo, tartarugas, coelhos, golfinhos, entre outros.

Durante a TAA há produção e liberação do hormônio endorfina no corpo do paciente, o que resulta de bem estar e relaxamento assim como diminuição na pressão arterial e no nível do hormônio cortisol. (DOTTI, 2005)

“Percebi que os remédios nem sempre vinham em frascos, mas também em quatro patas.” (Dr. William Thomas, 1994)

A utilização de animais em terapia exige alguns cuidados, como prevenção de doenças, vacinação, acompanhamento veterinário e presença do adestrador para evitar acidentes desnecessários.

Mapeamento do perfil da turma

Nome da escola: EMEF. Maria Auxiliadora

Ano ou série: 1º ano

Número de alunos

23

Meninos

12

Meninas

11

Descrição do perfil da turma

Crianças entre 5 e 6 anos em desenvolvimento escolar. Com relação á aprendizagem, excluindo 3 alunos, encontram-se em níveis semelhantes de saberes. Apresentam boa oralidade e coordenação motora nas atividades. Percebe-se alguma timidez no convívio com os demais, porém quando estimulados socializam-se bem em atividades de grupo.

Em uma turma com 23 alunos, somente 3 apresentam problemas de aprendizagem e comportamental, verificando a necessidade de intervenção pedagógica mais apurada.

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Observando a turma, foi identificado dois alunos com problemas comportamentais.

Emily Cristine Matos, 6 anos, apresenta comportamento hostil e agressivo direcionado aos seus colegas ,de forma verbal e física, tem ataques de birra e não aceita as regras impostas .

Kesley Leite, 6 anos, problemas relacionados aos seus hábitos mostram que a criança não tem asseio pessoal, se recusa em escovar os dentes após as refeições, não gosta de lavar as mãos e está sempre roendo as unhas.

 

Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais

Também verificamos um aluno com dificuldades na aprendizagem.

José Carlos Almeida, 6 anos, aluno apresenta dificuldades para entender e seguir tarefas e instruções, não consegue manter o foco na aula dispersando sua atenção em outra coisa qualquer ao seu redor. Percebe-se certa irritabilidade e excitação nas tentativas de terminar um exercício e se recusa á interagir com outros colegas nas atividades propostas demonstrando baixa autoestima.

                                                             

Implementação do projeto

Para esse projeto, escolhemos Thor, um cão Labrador Retriever,1 ano, macho, castrado, com todas as vacinas e consultas veterinárias em dia, que apesar do seu tamanho não apresenta nenhuma agressividade e tem alta tolerância com toques e manuseio.

O cão será inserido em ambiente escolar duas vezes por semana, por seis meses, acompanhado do veterinário e adestrador da instituição responsável pela aplicação da TAA (Terapia Assistida por Animais).

No primeiro momento, serão aplicadas atividades lúdicas e descontraídas onde as crianças poderão satisfazer suas curiosidades em relação ao animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com