TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIFITAIS PARA O USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Ribeirão das Neves

2022

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Ribeirão das Neves

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................16
  2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................17
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................21

REFERÊNCIAS..........................................................................................23

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente com o advento do desenvolvimento tecnológico mundial e vivendo na era dos tablets e smartphones é iminente a necessidade de introduzir essas inovações nas escolas, contudo, para que isso ocorra, é necessário que os educadores estejam qualificados para que explorem da melhor maneira possível os recursos disponíveis dessas novas tecnologias para serem utilizadas em suas aulas.

A ciência tecnológica tem evoluído constantemente e atualmente, se popularizou ficando acessível a boa parte da população, qualquer pessoa conectada à internet tem a possibilidade de transmitir informação. Biometria, reconhecimento facial, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias deixaram de ser "coisas futuristas" e passaram a fazer parte no nosso dia a dia.

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm recebido muito espaço tanto na escola quanto fora dela, por isso, as escolas precisam adaptar-se a essa realidade digital, buscando a inclusão de seus alunos, pois é evidente que devem interagir com o mundo que os rodeia, seja na escola ou fora dela.

Dessa forma buscamos compreender a importância desse tema e, para esse fim, será exposto um breve referencial teórico e, em seguida apresentado um plano de aula que usa um jogo digital que é uma ferramenta de ensino eficaz e auxilia no aperfeiçoamento e na potencialização do aprendizado dos estudantes.

  1. DESENVOLVIMENTO

A BNCC atribui a tecnologia um papel fundamental de forma que a sua compreensão e uso são tão significativos que uma das bases do documento é a tecnologia digital e como ela deve ser inserida no processo de ensino e aprendizagem. Assim dispõe a Competência geral 6 da BNCC:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2018, p. 9). (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).

Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental o plano de ação pedagógica deve ter como objeto a alfabetização, sendo assim um dos conteúdos mais importantes da língua portuguesa nos 1° e 2° ano do Ensino Fundamental corresponde a alfabetização e letramento dos alunos.

De acordo com Magda Soares citada por Morais e Albuquerque (2007, p. 47):

Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas inseparáveis do contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo alfabetizado e letrado.

Alfabetização e letramento são processos importantes que introduzem a criança no mundo da escrita e leitura, são inseparáveis e devem ser trabalhados simultaneamente, pois a alfabetização é um componente do letramento.

Segundo Magda Soares, alfabetização é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever, é o processo pelo qual a pessoa adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, domínio de técnicas pra exercer a arte e a ciência da escrita, e também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e interpretação e uso da linguagem de uma maneira geral.

Letrar, por sua vez, possui um significado mais abrangente que ensinar a decodificar e codificar a escrita, um sujeito letrado sabe interpretar a leitura e a escrita e tem domínio delas.

Segundo Soares (2002), letrar é inserir a criança nas práticas sociais da leitura e da escrita. Nesse caso, ensinar a ler ou a escrever não deve ser um objetivo em si mesmo, mas aprender a ler e a escrever é dar ao aluno a ferramenta básica para ele participar da sociedade através dessa tecnologia.

Assumindo que a alfabetização não possui um passo a passo, pois cada um aprende de uma maneira, tendo em vista que a tecnologia na educação pode se tornar grande facilitadora dos métodos usados na sala de aula, ao iniciar o processo de alfabetização o professor precisa se conscientizar da grande importância de se familiarizar com a cultura digital e adequar seu método à realidade de seus alunos.

Nessa circunstância, Moreira, Batista e Rangel (2020) salientam o uso de tecnologias digitais como ferramentas capazes de estimular esse processo de ensino: “[...] a integração das tecnologias digitais às aulas pode estimular a aprendizagem da leitura e da escrita, além de tornar o ambiente escolar mais atrativo” (p. 304).  

A tecnologia pode ser usada para melhorar a capacidade de leitura de várias maneiras, seja para melhorar e sustentar os níveis de interesse da geração que nasceu conectada, melhorar o vocabulário, a fluência e até mesmo a compreensão de palavras visuais por meio da leitura em um computador ou tablet. Nas habilidades de escrita, os softwares de processamento de texto promovem não apenas a composição, mas também a edição e revisão de maneiras que simplificam a tarefa de escrever. A publicação eletrônica e a publicação na Web permitem que o trabalho seja levado além da sala de aula para um mundo virtual com interações mais construtivas e a possibilidade de incorporar outras mídias em um documento escrito (por exemplo, figuras, gráficos, vídeos, etc.) aumenta ainda mais a interatividade na escrita. (HAPPY,2022?)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (318.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com