TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO        4

           2.1 A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.        4

           2.2 PLANO DE AULA        7

  1. CONCLUSÃO        8

     REFERÊNCIAS        9

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Quando o assunto é aprender, não pensamos mais somente em fileiras de mesas e cadeiras com blocos e canetas.

Nesses últimos anos, a tecnologia foi vista no centro de todos os ambientes educacionais, assim sendo o facilitador final da aprendizagem híbrida ou remota. Mudando então para uma maneira inovadora de oferecer educação e garantir que os alunos estejam envolvidos, isso requer uma nova mentalidade e a tecnologia correspondente.

Aqui será falado sobre a Paula, uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a mesma notou o interesse da classe na utilização de celulares, computadores e tablets no processo de aprendizagem. Frente a isso, ela resolveu se aprofundar e estudar mais sobre essa abordagem.

Em seus estudos, Paula observou uma possibilidade para trabalhar essas tecnologias dentro da BNCC e com isso foi abrindo um leque de ideias para seu trabalho em sala de aula.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A pandemia do COVID-19 veio demonstrando rapidamente o porquê a educação on-line deve ser uma parte vital do ensino e da aprendizagem. Agrupando a tecnologia aos currículos já existentes, ao invés de usá-la apenas como uma ferramenta de gerenciamento de crises, professores podem aproveitar o aprendizado on-line como uma ferramenta educacional. (BRASIL, 2018).

O uso de ferramentas de aprendizado digital nas salas pode aumentar o envolvimento dos alunos, facilitar aos professores o aprendizado personalizado e a melhorar seus planos de aula. (MOREIRA, 2020).

Salas de aula virtuais, robôs, realidade aumentada (AR), e outras ferramentas de tecnologia podem tornar a aula mais animada, e também criar ambientes de aprendizado mais inclusivos que assim promovem a colaboração e a curiosidade, permitindo que os professores coletem dados sobre o desempenho dos alunos. (PANTOJA, 2018).

Os professores querem um melhor desempenho dos alunos e a tecnologia pode ajudá-los a atingir esse objetivo. Os administradores devem auxiliar os professores a adquirirem competências necessárias para que assim possam melhorar o aprendizado dos alunos por meio da tecnologia. A tecnologia na sala de aula deve facilitar o trabalho dos professores sem ser necessário adicionar tempo extra ao seu dia. (BARROSO, 2015).

A tecnologia fornece informações de fácil acesso aos alunos, aprendizado acelerado e também oportunidades divertidas para praticar o que aprendem. Ela permite que os alunos aprofundem sua compreensão de conceitos difíceis, particularmente em STEM e explorem novos assuntos. Por meio da tecnologia fora e dentro da sala de aula, os alunos podem adquirir habilidades técnicas do século XXI necessárias para o futuro.

O Fórum Econômico Mundial relata que, embora a tecnologia possa ajudar os jovens estudantes a aprender e adquirir conhecimento por meio de brincadeiras, as evidências sugerem que o aprendizado torna-se ainda mais eficaz pela orientação de um adulto, tal como um professor. (PANTOJA, 2018)

Assim como líderes, administradores também devem observar como seu corpo docente está em termos de compreensão dos espaços online. A partir das lições aprendidas durante esse período, eles podem implementar soluções para o futuro, por exemplo, os administradores podem dar aos professores uma ou duas semanas para pensarem sobre como ministrar cursos de forma online.

A tecnologia, quando usada adequadamente, tem o potencial de ajudar os alunos a se envolverem plenamente na aprendizagem, assim proporcionando maior acesso ao currículo e melhorando os resultados da aprendizagem. Um ótimo exemplo é um aplicativo que permite que as crianças apontem para uma imagem e logo em seguida digam as palavras que correspondem ao item selecionado. 

Os educadores devem observar o nível de desenvolvimento de cada criança ao usar a tecnologia para aprendizagem, ou seja, eles devem primeiro considerar o que é melhor para o desenvolvimento saudável e, em seguida, ver como a tecnologia pode ajudar os alunos iniciais a alcançar resultados de aprendizagem. A tecnologia deve ser usada para atingir objetivos de desenvolvimento e também para aprendizado.

Quando usada em ambientes de aprendizagem precoce, a tecnologia deve ser integrada ao programa de aprendizagem e assim usada em rotação com outras ferramentas de aprendizagem, como materiais de escrita, de arte, jogos e livros, deve dar aos alunos iniciantes uma oportunidade de autoexpressão sem substituir outros materiais de aprendizagem, há aos educadores considerações adicionais quando a tecnologia é usada.

As famílias e os primeiros educadores precisam entender as diferenças entre o uso ativo e passivo da tecnologia. O uso ativo ocorre quando as crianças usam tecnologias como dispositivos, computadores e aplicativos para se envolver em experiências significativas de aprendizagem ou de contar histórias, já o uso passivo geralmente ocorre quando as crianças estão consumindo conteúdo aleatório, como assistir a um programa na televisão ou em um dispositivo portátil sem reflexão, participação ou imaginação. Os exemplos incluem compartilhar suas experiências sendo documentadas com fotos, vídeos e histórias, usando software de bate-papo por vídeo para se comunicar com familiares. (PANTOJA, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com