TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA

Por:   •  27/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA DA MATEMÁTICA NA SALA DE AULA.

Apresentaremos o jogo “Na trilha da Matemática”, que tem como proposta, trabalhar os conceitos de adição nas séries iniciais. É um jogo pensado para o ambiente da sala de aula, permitindo uma interação entre os alunos e o professor de maneira leve e divertida, utilizando o recurso da brincadeira com propósitos pedagógicos de construção de conceitos matemáticos.

Além do desafio de solucionar os problemas apresentados, a criança desenvolve as habilidades de interação e comunicação, reforçando o papel essencial da troca de saberes entre os pares.

O jogo Trilha da matemática é composto por um tabuleiro - que contém o “caminho” a ser percorrido pelo aluno ou grupo - como mostra a figura 1, na figura 2 mostra três peões, que correspondem a cada participante ou grupo, por um cubo, cada face terá números, que definirá o número de casas que o peão irá andar e por 16 cartas (cada carta terá uma adição que será retirada pelo participante) de acordo com a figura 3. Para a construção dos tabuleiros, peões, dados, cartas e lista de regras, foram utilizadas folhas A4, cartolina, tesoura, lápis para colorir, régua, borracha e caneta esferográfica preta.

Figura 1 - Trilha da Matemática

[pic 1]

Figura 2 – Três Peões e o Dado

[pic 2]

Figura 3 – Cartas com as adições

[pic 3]

   

REGRAS DO JOGO

  • O dado utilizado terá um formato de um cubo e suas faces (lados) terá números de 1 a 6, que o aluno ou o grupo irá jogar o dado, e se ele acertar a resposta da adição, o número que cair será a quantidade que o peão irá andar.
  •   O professor será o juiz do jogo. Portanto, terá em mãos a resolução de cada adição utilizada.
  •  Após definir a ordem dos participantes, que será através da utilização dos peões, cada aluno ou grupo escolherá o peão na cor da sua preferência.
  •  O participante que iniciar o jogo, deve lançar o dado e deslocar o seu peão de acordo com o número obtido.
  •  Em cada casa que o peão parar, o jogador deve retirar uma carta que contêm uma adição.
  •  Cada participante tem no máximo 4 minutos para responder aos objetivos. A obtenção dos resultados será feita a partir da aplicação da atividade didática e pedagógica contida no jogo Trilha da matemática.
  • Quem chegar primeiro na chegada, GANHOU!!!!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (271.9 Kb)   docx (189.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com