TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS DE BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.780 Palavras (20 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 20

JOGOS DE BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Elaine Figueiredo Pitzschk

Profª. Orientadora Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ped. (0335) – Trabalho de Graduação

07/11/2013

RESUMO

Este trabalho de graduação tem como objetivo refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil como uma atividade de ensino que influencia no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança. Foi realizado uma pesquisa referente às possibilidades que o brincar desencadeia na construção dos conhecimentos, assimilação de conteúdos, no desenvolvimento da autonomia e da criatividade da criança, e constatamos que os professores submetidos a essa pesquisa valoriza o lúdico considerando necessário e eficaz no processo de ensino aprendizagem da criança. Compreendemos que há necessidade de uma ampla reflexão sobre as práticas lúdicas em sala de aula, no sentido de reavaliarmos e reorganizarmos estes processos educativos de modo que estes se estruturem de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Para sustentar os fundamentos desta pesquisa foram utilizadas como base os estudos de Almeida (2000), Wasjskop (1999) e de documentos oficiais como o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998).

Palavras-chave: Jogos e Brincadeiras; Desenvolvimento; Práticas Lúdicas.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem nos apresentar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança em especial na Educação Infantil. Comprovamos que a utilização dessa prática em sala de aula contribui efetivamente no processo de ensino e aprendizagem da criança, interação, organização, espírito de liderança, formação de atitudes, favorecendo a construção e reconstrução do conhecimento do aluno.

O objetivo desta pesquisa é analisar a importância da inclusão dos jogos e brincadeiras na rotina escolar da Educação Infantil, identificar como vem sendo a prática dos professores em sala de aula no que se refere a esta ferramenta e verificar se os jogos e brincadeiras estão sendo realmente utilizados no contexto escolar como prática de ensino-aprendizagem.

Brincar é uma importante forma de interação e comunicação, na qual a criança é capaz de se desenvolver afetivamente, socialmente e cognitivamente, estabelecendo uma forte relação entre o jogo e o processo de ensino aprendizagem.


As brincadeiras são universais e extremamente humanas e estão no cotidiano do homem há milhares de anos. Sabe-se que os homens primitivos já manifestavam envolvimento com a ludicidade através da comunicação por desenhos, símbolos e através de traços e sinais que deixavam em pedras.

Através do brincar as crianças vivenciam novas experiências, desvendam seu mundo e representam de forma espontânea suas emoções e percepções. Brincar é uma atividade complexa, que une o mundo do faz de conta com a realidade da criança, e brincando ela trabalha situações de sua vivência diária possibilitando uma melhor compreensão da realidade através do lúdico. Desta forma, devemos entender que o lúdico torna o ensino mais agradável, prazeroso e divertido. De acordo com Kishimoto (2002, p. 146), “[...] por ser uma ação iniciada e mantida pela criança, a brincadeira possibilita a busca de meios, pela exploração desordenada, e exerce papel fundamental na construção de saber fazer”.

2 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Esse tema tornou-se conteúdo que deve ser estudado e entendido pelos profissionais envolvidos em educação. Nesse contexto o brincar necessita muito mais do que disponibilizar espaços físicos, mas utilizar o lúdico como elemento da cultura infantil já que facilita nas relações entre as crianças e até mesmo entre os adultos, transmitindo conhecimentos e valores que auxiliam no desenvolvimento físico e mental das crianças.

Muitos adultos não sabem brincar, perderam essa capacidade, alguns nunca a possuíram, talvez porque não aprenderam ou não conhecem o prazer de uma brincadeira. Os educadores precisam relembrar a infância, a alegria de escolher e recriar brincadeiras, e trazer essas experiências para a realidade da sala de aula, constituindo eixos de trabalho e desenvolvimento pedagógico.

É necessário estar atento para efetuar modificações e alterações em algumas brincadeiras, já que a diminuição dos espaços físicos, a individualidade e o consumo por brinquedos eletrônicos alteram os gosto do brincar infantil. Quando uma criança brinca, ela não esta sem fazer nada, ela está situando seu pensamento dentro de uma lógica social, onde cada atividade, cada atitude tem um sentido preciso, associado ao papel da infância. Quando ela fantasia, ela realmente acredita ser aquele personagem. Eis neste contexto a importância de propiciar momentos onde as crianças possam através da imaginação, da criatividade ou do seu mundo de faz de conta, expressar anseios, medos, vontades, desejos, enfim seus sentimentos em relação ao mundo em que vive.

O brincar, por ser uma atividade livre que não inibe a fantasia, favorece o fortalecimento da autonomia da criança e contribui para a não formação e até quebra de estruturas defensivas. Ao brincar de que é a mãe da boneca, por exemplo, a menina não apenas imita e se identifica com a figura materna, mas realmente vive intensamente a situação de poder gerar filhos, e de ser uma mãe boa, forte e confiável. (OLIVEIRA, 2000, p.19)

A criança deve sentir prazer em ser criança e fazer do lúdico peça chave no seu desenvolvimento. É brincando que a criança se movimenta, socializa, explora objetos e lugares, comunica-se, expressa diferentes linguagens, descobre regras e toma decisões. Brincando a criança cresce e fantasia situações, colocando-se muitas vezes no lugar de adultos, buscando referências de comportamentos e atitudes, para posicionar-se na realidade.

As escolas servem como substitutos aos quintais e terrenos baldios de antigamente, mas nesses espaços a presença do educador é essencial para orientar, facilitar e organizar os locais, disponibilizando os objetos e atividades que possam enriquecer as brincadeiras. É importante ressaltar que o brinquedo estimula a representação e a expressão da criança e podem ser estruturados, construídos ou adaptados de acordo com a faixa etária da criança.

De acordo com o Referencial Nacional para a Educação Infantil (1998, p.28):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (341.9 Kb)   docx (117.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com