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A Utilização de Jogos Digitais na Prática

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  97 Visualizações

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SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        DESENVOLVIMENTO        6

2.1        A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS        6

2.2        PLANO DE AULA        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Inclusiva é uma modalidade de ensino que possui como finalidade promover uma equidade de oportunidades para os estudantes, a partir da valorização das diferenças humanas, sejam elas raciais, culturais, intelectuais, sociais, físicas, sensoriais ou de gênero. Sendo assim, “inclusiva” refere-se a busca por incluir no processo educativo aqueles que por muitas vezes foram discriminados na sociedade e, por isso, apresentam especificidades. Partindo desse fator, é necessário que as práticas e as políticas de ensino sejam transformadas, objetivando assegurar a todos uma educação justa, inclusiva e democrática. Pensando nisso, esta produção possui como temática "A utilização de jogos digitais na prática pedagógica inclusiva", visando evidenciar novas maneiras de se trabalhar o processo de ensino na Educação Especial.

Para que isso seja possível, esta produção se divide em duas partes: na primeira, será abordado um referencial teórico acerca das interfaces entre Base Nacional Curricular Comum, o uso de Tecnologias e a Educação Inclusiva; na segunda, será encontrado um plano de aula baseado em um recurso tecnológico para o público-alvo da educação especial.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

A Base Nacional Comum Curricular define uma estrutura pedagógica que visa a educação integral dos estudantes, no que diz respeito a seus aspectos sociais, cognitivos, físicos e afetivos. Para a BNCC, a abordagem defendida para obter a educação integral dos estudantes, além do desdobramento das aprendizagens essenciais, é o desenvolvimento de 10 Competências Gerais durante a Educação Básica.

Segundo a BNCC, competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades e valores. Desse modo, as competências inter-relacionam-se e desdobram-se articulando a construção de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e a formação de atitudes e valores. Assim sendo, o desenvolvimento dessas competências são de extrema importância para a formação dos educandos, pois prometem um indivíduo mais capaz de resolver problemas, na vida pessoal ou profissional, e de exercer de forma plena a própria cidadania. Além disso, as competências trabalham as atitudes e valores que devem partir de um cidadão que é capaz de pensar em sustentabilidade, no bem comum para a sociedade, aceitar críticas construtivas para se tornar cada vez melhor, ter responsabilidade e ser reflexivo (BRASIL, 2018).

Dentre essas competências, ressalta-se a quinta, a qual destaca a importância do uso de tecnologias, ao afirmar que o aluno deve:

"compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018)

Ao dar ênfase na questão coletiva, a BNCC aborda a questão do uso das tecnologias para auxiliar em demandas sociais. Nesse contexto, urge a necessidade de questionar a utilização de tecnologias para uma educação mais inclusiva. Primeiramente, cabe ressaltar a importância e as contribuições das tecnologias para a Educação.

Na sociedade contemporânea a tecnologia está cada vez mais presente no ambiente educacional. É acessível e vem se tornando implementável para o processo inerente de ensino aprendizagem, logo, é importante aprofundar o estudo e ter o reconhecimento da tecnologia como ampliadora das possibilidades para o aluno na sua aprendizagem (ARAÚJO et al., 2017).

De acordo com Kenski (2012), na atualidade, as tecnologias digitais oferecem maior acesso à informação, interação e comunicação. Assim, é possível a construção de novas formas de aprendizagem, comportamentos e atitudes que se consolidam no novo parâmetro de desenvolvimento social atual. Na sociedade da informação os processos de formações vêm ocorrendo diante dos aspectos tecnológicos que estão presentes em vários momentos no cotidiano dos discentes, tornando-se recursos necessários e importantes no processo de formação.

A ideia que Araújo et al. (2017) revela sobre os recursos tecnológicos é de que muito mais será necessário tomar posse dessa modernidade nos espaços escolares, que possa promover para o aluno um jeito diferente de concretizar o ensino. Envolver os principais beneficiários dessa ampliação de processos de forma ativa, as tecnologias na realidade descrita pelos autores vêm apontar um novo caminho para a educação, auxiliando de forma coerente os processos de aprendizagem.

De acordo com as suas expressões no estudo é possível à compreensão de que se deve analisar e refletir sobre as tecnologias, e a partir disso perceber os benefícios que podem ser gerados quando aplicadas essas tecnologias no aprendizado dos sujeitos. No contexto pertinente com relação a inserção das tecnologias no meio escolar, salienta se que são muito os aspectos positivos que essa introdução pode proporcionar, algumas considerações a respeito dessas proporções se dirigem ao desenvolvimento crítico da aprendizagem, interação na realização das atividades, contribuição para as novas descobertas, adicionar inovação, diferenciação, construção de saberes, compartilhamento de conhecimentos e novas experiências qual a importância e as contribuições das tecnologias para a Educação?

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