TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VALORIZAÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/7/2021  •  Artigo  •  7.655 Palavras (31 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 31

A VALORIZAÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Joseli Oreste Fonseca

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Polo de Esteio

Curso de Pedagogia – 8º semestre

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Renata Alonso Mota

27 de maio de 2021

Resumo:

O presente artigo, que apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Pedagogia - EAD, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, tem como objetivo compreender a importância da brincadeira no cotidiano da Educação Infantil. O estudo é de cunho qualitativo e, para a concretização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com duas professoras da Educação Infantil. Com isso, diante dos materiais que foram coletados, foram apresentados aqui sobre a brincadeira no cotidiano da Educação Infantil, a brincadeira e suas concepções bem como, a brincadeira a partir das concepções das professoras de Educação Infantil. Desta forma, por meio de reflexões foi possível compreender em relação a valorização da brincadeira na vida das crianças que estão na Educação Infantil.

Palavras-chave: Brincadeiras. Crianças. Educação Infantil.

Introdução

Quando se pensa em Educação Infantil as professoras e os professores da creche e da pré-escola se perguntam sobre quais estratégias pedagógicas utilizar para realizar atividades atrativas para as crianças. O que se sabe é que crianças são capazes de se desenvolver e aprender através do lúdico.

Percebe-se que durante a brincadeira as crianças formam vínculos entre seus colegas e com os adultos que convivem, ou seja, através do lúdico experimentam e aprendem por meio da socialização. Sendo assim:

A criança não nasce sabendo brincar, ela precisa aprender, por meio das interações com outras crianças e com os adultos. Ela descobre, em contato com objetos e brinquedos, certas formas de uso desses materiais. Observando outras crianças e as intervenções da professora, ela aprende novas brincadeiras e suas regras. (KISHIMOTO, 2010, p. 1)

Portanto, é importante que as crianças interajam com demais crianças, bem como com as professoras e os professores, pois além de brincarem, as mesmas estarão desenvolvendo habilidades, potencialidades e autonomia. Desta forma, por meio das brincadeiras, as crianças conseguem desvendar o mundo, tanto sozinhas, como também em grupo, demonstrando suas percepções através das emoções. Vale lembrar que, geralmente, as brincadeiras são passadas de geração em geração, como por exemplo, as brincadeiras de roda, histórias no mundo da imaginação, cantigas, pega-pega, esconde-esconde, dentre outras.

Mas mesmo diante disso, percebe-se que, muitas vezes, as professoras e os professores da Educação Infantil, durante as atividades com as crianças utilizam, o brinquedo como um recurso. Mas será que a brincadeira na Educação Infantil deve ser percebida apenas como um recurso?

Em relação a alguns acontecimentos durante minha trajetória e o meu interesse em relação ao tema deste artigo, cabe destacar que os jogos de tabuleiros, bem como os brinquedos pedagógicos sempre estiveram presentes durante a minha infância e acredito que contribuíram muito no meu aprendizado e na minha educação.

Me recordo que durante minha infância minha mãe sempre foi muito presente no momento das brincadeiras e sempre valorizou aquela fase de minha vida. A mesma brincava bastante comigo e me ensinava a costurar e bordar roupas para as bonecas. Lembro, também, de brincar com minhas amigas e nossas brincadeiras geralmente eram: jogar bola, cabelo e maquiagem, bonecas, família em uma casa, compras em supermercado e aulas na escola.

Sou assistente social, mas além da política de assistência sempre estive envolvida com as demais políticas públicas como a saúde e a educação. Durante esta minha trajetória atuando na política de assistência, principalmente acompanhando as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, por diversas vezes, estive no interior das escolas para encontros com pedagogos para discussões de casos. As crianças das famílias que eram acompanhadas, e que se constatava que precisavam de um olhar especial, eu entrava em contato com o setor de Pedagogia da escola que a criança frequentava e, juntos, através de um trabalho intersetorial, proporcionávamos uma qualidade de vida melhor para aquelas crianças. Com isso, geralmente os resultados eram positivos e eu me encantava cada vez mais com a área da Pedagogia, do quanto ela é importante.

Atualmente, realizo minhas atividades no meu trabalho, junto com uma equipe de profissionais da área da psicologia, psiquiatria e serviço social, com intuito de preservar a saúde do trabalhador da educação. Realizo reuniões com estes profissionais junto aos diretores, pedagogos e professores e professoras e, geralmente, os resultados são muito significativos. Assim sendo, percebi o quanto as professoras e os professores, principalmente o pedagogo tem um papel importante na vida das crianças.

Gostaria de destacar também, que hoje me envolvo cada vez mais com a educação, principalmente durante a pandemia da Covid 19, em que auxilio meu filho nos estudos em casa.

Ao pensar no curso de Graduação de Pedagogia- EAD, percebo que desde o início deste curso já acreditava que o profissional da Pedagogia fazia a diferença na vida das crianças, pois através dos conhecimentos adquiridos é possível contribuir e transformar a vida das mesmas. Nisto, na disciplina de Didática I, do primeiro semestre, já sabia que através do empenho e dedicação seria possível realizar um trabalho de forma criativa e atrativa para as crianças. Na disciplina de Múltiplas Linguagens na Educação Infantil, do segundo semestre do curso, percebi que as linguagens expressivas das crianças referem o que muitas vezes as palavras não dizem e é relevante que seja considerada como um meio de comunicação, através de movimentos e gestos, sendo uma forma das crianças se expressarem emocionalmente e intelectualmente. Com isso, fui percebendo que as crianças possuem múltiplas linguagens e cabe as professoras e os professores estarem atentos às diferentes manifestações destas crianças. Acredito que foi nesta disciplina que me encantei pela Educação Infantil.

Outra disciplina do segundo semestre que também me chamou a atenção foi a disciplina de Atividades de Iniciação à Docência II, na qual realizei a Inserção na Escola Seu Coelho . Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com