TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  1.837 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO RIO TAPAJOS- SERT

FACULDADE DO TAPAJOS FAT

CURSO DE LICENCIATURA PLENA PEDAGOGIA

ANDREZZA DIANDRA BELEM VIDAL

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA

ITAITUBA – PARÁ 2014

  1. De acordo com seu entendimento, faça um fichamento nos capítulos I e II de José Carlos Libâneo “A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem” e “Uma Escola Para novos Tempos”. Na Apostila Organização e Gestão da Escola Teoria e prática. O fichamento deve obedecer as normas da ABNT. Você pode utilizar o modelo que foi ensinado no primeiro período nas aulas de metodologia. Se por acaso, não tem mais o seu material faça uma pesquisa.

A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor

Para administrar uma escola é uma forma especifica e continua e uma necessidade de desenvolver competências que são precisos para organizar uma escola. Possibilitando participações de diferentes integrantes da comunidade escolar onde possam tomar decisões materiais e financeiras para garantir desenvolvimentos o processo do ensino aprendizagem escolar.

Todas as pessoas que trabalham nas escolas, elas participam com diferentes trabalhos educativos onde que cada um planeje o que fazer na escola, cada um tem o que pensar para depois agir mesmo tendo significados de valores, atitudes, modo de convivência e as formas de agir que irão unir uma cultura diferenciada para cada escola e para o seu ambiente de trabalho.

E para que a gestão se realize é preciso que haja uma discursão ou troca de ideias de todos os envolventes no processo de ensino aprendizagem, valorizando as ideias centradas na reunião promovendo a melhoria da educação na escola.

A participação dos profissionais nas instituições e de fundamental importância na construção de ensino e aprendizagem das crianças, jovens e adultos dos mais novos e ate os mais velhos.

Os professores devem ser capazes de trabalhar no ambiente escolar que possam tonar-se centros de conhecimentos coletivos para toda a classe em si. O professor é um ativo participante de uma comunidade profissional, ele participa efetivamente na organização de trabalho escolar e formando com demais amigos a equipe de trabalho.

Portanto o desenvolvimento do profissional que fica numa sala de aula é a conquista daqueles que estão aprendendo com seu mestre, repassando os seus conhecimentos aos discentes e articulando num todo o processo de ensino e aprendizagem e tendo formação e garantir um futuro melhor com esses profissionais de área.

UMA ESCOLA PARA NOVOS TEMPOS

A sociedade vem sendo modificada através dos tempos com os avanços tecnológicos, devemos também ter mudanças nas instituições escolares no intuito de construir uma melhor classe para trabalhos. As instituições pode- se dizer que vem para disciplinar o individuo para ser um bom trabalhador e cumprir deveres, normas e horários. Mas as diferenças como culturas e economias podem intervir diretamente nesta formação.

AS MUDANÇAS NA ECONOMIA: PARADIGMA PRODUTIVO

Em busca de liderança, trazem um pensamento competitivo cada vez mais as instituições vêm se enquadrando para atender a nova era de formadores para terem mais competidores. Com essa nova economia a competitividade aumenta a desigualdade de forma que todo compete, mas só quem se sai melhor consegue ser bem sucedido socialmente no mercado de trabalho.

A REVOLUÇÃO INFORMACIONAL

No mundo de hoje, entramos nos momentos mais históricos da sociedade que é a sociedade industrial e a sociedade informacional, segundo o sociólogo francês Alain Tourraine, sociedade industrial predominou a produção de bens materiais e na sociedade informacional o que vem destacando e a difusão de bens e cultura.

As informações são relevantes, mas por si só ela não nos leva saber. A informação é o caminho que nos leva ao conhecimento que precisam ser bem analisadas e interpretadas. O povo precisa aprender a ter sua própria opinião muitas vezes faz com que as pessoas engane com que ela realmente deseja saber.

A DESPOTILIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O povo na maioria das vezes cai nas descrenças de seus representantes, muitos não acreditam na ação publica e dificilmente nos resolvi mentos dos problemas. E isso afeta a formação da cidadania, pois precisam ter educação para a participação social, mais uma vez a escola tem o papel muito importante na formação dos cidadãos.

A CRISE ETICA

Existem crises e valores, ou seja, sem referencias aos valores das pessoas como a dignidade, a solidariedade, o respeito ao próximo que é o mais ideal. A partir dai que entra a escola que pode retribuir da formação da ética, tanto em pequena escala quanto entre povos etnia.

E necessário obter conhecimento e saberes entre outros, proteger o nosso planeta, combater a violência enfim respeitar sempre o direito humano.

A EXCLUSÃO SOCIAL

Apesar das transformações os avanços tecnológicos proporcionam novas formas de conhecimento e também provocam um aumento da distancia social e econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com