TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da educação

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

 O tempo traz mudanças e com ela também vem a mudança do povo e da cultura e em cada canto se difere. Cada lugar tem suas regras,seus limites,sua dificuldades e com o tempo que nosos antepassados tiveram houve grande influência no nosso presente e nos faz refletir sobre o futuro. Com isso vemos que a História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.  Com a Proclamação da República tentou-se várias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu um processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo. Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o "status” para aqueles que frequentam os bancos escolares.

Somos seres históricos, pois somos autoproduto da nossa cultura,vivemos introduzidos no tempo em que nos rodeia ,estabelecemos relações sociais, não nos compreendemos fora de nossa pratica social, e esta estão mergulhadas em um contexto histórico social e moderno. Com a história da educação construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e cria as instituições escolares e as teorias que as orientam. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Com a HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos, nada escapa à dimensão do tempo.

A Historia da educação não é algo a parte, está relacionado à sociedade e a cultura de todas as épocas,quando foram introduzidas ideias que a educação trata de realizar e acompanhar. É necessário ter a noção das vivências sociais e culturais de cada momento da história para conceber o entendimento e compreender os avanços sociais e ao mesmo tempo contemplar a mesma evolução com pesquisas no contexto educacional, o que torna a educação contemporânea e seu sistema mutável junto às mudanças sociais,culturais,políticas, religiosas etc.

Um dos exemplos disso é a formação que a Revolução Industrial trouxe para a sociedade através da Educação, já que a mesma exigi dos indivíduos mais conhecimentos básicos ligados a Educação como ler, contar e escrever, o que traz a mudança ja que antes os conhecimentos profissionais eram passados de pai para filho dentro dos seus próprios empreendimentos familiares, com a Revolução Industrial e o crescimento da economia, os mesmos pais que não se preocupavam com a Educação formal dos filhos tem um olhar voltado para ela, principalmente porque o se produzia de forma artesanal passa a ser feito numa escala de fabricação em massa do produto, é lógico que quanto mais se sabe,mais avança como profissionais, e a educação é vista como a porta para o sucesso profissional e econômico. Não é possível estudar, compreender a História da Educação e sua importância sem permitir a ligação a todo contexto que envolve a sociedade e seus indivíduos. O tempo ou o passado nele difundido, ou seja, sua memória histórica deve ser preservada  essa é a herança de uma geração a outra e diferencia em cada canto, ou seja, o fato de que a cada dia surge uma ideia nova, um processo novo ou algo novo isso modifica a cada dia a historia por isso e diferente em cada canto e em cada momento, como vimos a respeito do nosso antepassado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com