TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Tecnologia nos dias atuais

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  1.539 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Tecnologia nos dias atuais

a) Conclusão dos dois gráficos:

O Brasil, que é uma das nações mais populosas do mundo, tem um numero absoluto de internautas alto, correspondendo a 22,3 milhões em 2004, o que coloca o país na 10ª posição no ranking mundial. Porém isso representa uma pequena parcela da população, pois para cada 10 habitantes, em 2003 havia menos de um internauta. O Brasil reflete um panorama global de desigualdade no acesso às nos tecnologias de informática, como o uso da internet, o que caracteriza um índice considerável de exclusão digital, em números absolutos somos o 10º país com maior quantidades de internautas, mas em números relativos o quadro muda, visto que mais de 80% dos brasileiros ainda não tem acesso à internet. Leitura comparativa dos paises que aparacem no gráfico em que estudamos, levando em conta os valores absolutos e relativos e tamanho da população.Em 2008 foi feita uma nova pesquisa e constatou que, enquanto, nas classes A e B, a proporção de casas com acesso à internet é de 98% e 80%, respectivamente, na classe C é de apenas 39%. Já nas classes D e E, a penetração da rede é de só 8%. E a desigualdade também é espacial: nas áreas urbanas, a proporção de lares conectados é de 48%, enquanto que nas rurais chega apenas a 15%. Ou seja, se, nas cidades, a internet alcança 25,9 milhões de lares, no campo o número de residências conectadas não passa de 1,3 milhões. As regiões Norte e Nordeste também permanecem como as menos conectadas, com uma proporção respectiva de 26% e 30% de lares com acesso à rede. Na região Sudeste, a de maior penetração, a internet alcança 51% das residências.

b)Situação problema em relação aos gráficos:

Com a introdução das novas tecnologias de informática, o desemprego estrutural gera deslocamento de pessoas com bom nível de educação formal, mas sem preparo para o uso das novas tecnologias de informática, para atividades que exigem baixa qualificação profissional.No mundo atual, a camada mais pobre da população precisa, além de outros fatores se preocupar com mais obstáculos para ter uma vida digna sem enquadra na exclusão digital. Não possuir acesso à rede mundial na área de informática significa mais dificuldade para conseguir emprego e perda em aspectos primordiais da cidadania. Assim dominar recursos básico de informática torna-se exigência para quem quer ingressar no mercado de trabalho.

Na atualidade, além da exigência de qualificação para o uso das novas tecnologias de informática, há a descriminação da mulher no mercado de trabalho,com o aumento do desemprego estrutural, é facilitada, colocando-a numa situação subalterna, mesmo quando ela tem bom nível de educação formal.

As tecnologias estão fazendo parte cada vez mais da vida das pessoas e, principalmente dos estudantes. Curtir, compartilhar, dividir arquivos e discutir abertamente sobre qualquer assunto é uma realidade que os alunos já participam, e é necessário que os educadores conheçam esse cenário e saibam utilizar tais recursos a favor da educação.Muito se fala sobre o uso das tecnologias na educação, grande é o movimento das empresas de tecnologia no sentido de inovar e oferecer mais produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com