TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da experiência estética

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 4][pic 5][pic 2][pic 3]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



INTRODUÇÃO

O livro que escolhi foi “A Gotinha Plim Plim”, além de ter uma linguagem fácil e clara, é adequado para crianças de quatro anos de idade.

Em uma roda de conversa pode juntamente com os alunos falar sobre a importância da água no nosso cotidiano, fazer alertas as crianças na hora da higiene bucal para fechar a torneira, e entre outras atividades que podem ser desenvolvidas com o livro.

Citarei algumas atividades que podem ser realizadas em sala de aulas com as crianças com o livro, fazendo com que as crianças se desenvolvam em vários aspectos, além de contribuir para conhecer a principal importância da água na vida de cada um e também fazer estes pequenos compreender sobre a importância da literatura infantil e da contação de história para o desenvolvimento infantil.

DESENVOLVIMENTO

Escolhi o livro “A Gotinha Plim Plim”, escrito por Gerusa Rodrigues Pinto, e com ilustrações de Hugo Mattos da Silva. A Gotinha Plim Plim é a história de uma gota de chuva que vivia em uma nuvem no céu. Mas ao contrário das demais gotinhas, Plim Plim não queria ir a terra. Mas, ela não teve opção e não pôde ficar em sua nuvem por muito tempo, logo o vento soprou junto com as demais gotinhas. Ao deslizar sobre as pétalas de uma linda rosa vermelha, Plim Plim adorou a sensação e nem sentiu saudades da nuvem. Ela acabou fazendo cócegas na rosa que começou a rir com a gotinha. Depois de se apresentarem, a rosa vermelha explicou a Plim Plim que estava muito contente por ter sido molhada, pois ela estava com sede, a rosa ainda diz pra sua amiguinha que as gotas de chuva são importantes para a vida de todas as plantas do planeta, o que deixou Plim Plim muito feliz. Descendo pelo caule da rosa vermelha, ela se depara com sua raiz, e depois de se apresentarem, ela descobre que se não fossem as gotas de chuva, as raízes não germinariam, dando vida às plantas. Mas então veio o dia seguinte e o sol fez com que Plim Plim e as demais gotinhas que caíram em forma de chuva no dia anterior subissem ao céu novamente. E dessa forma, Plim Plim descobriu o seu papel na natureza, pois o ciclo iria começar outra vez. 

Atividades propostas com o livro pode-se realizar uma roda de conversa falar sobre a importância da água, de onde vem, para que serve no nosso dia a dia, a importância de preservá-la por meio de atitudes como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, evitar o uso de mangueira na limpeza doméstica. Com esta atividade as crianças vão contribuir com suas respostas, e assim vai saber que a água é muito importante na vida de todos os seres humanos. Também pode realizar uma atividade de reconto, onde cada aluno receberá em um papel com a gotinha desenhada, onde terá que pintá-la e depois com o livro em mãos terá que recontar a história do seu jeito para os coleguinhas. Outra atividade que poderá ser realizada é pegar uma bexiga d’água, em roda e todos de pé, as crianças irão passar a bexiga d’água, se a criança deixar a bexiga cai, ela sai da brincadeira. Poderá fazer também a partir da contação dessa história confeccionar com as crianças os fantoches de varetas com cenário feito de material reciclado, baseados nos personagens da história para que eles a dramatizem, com esta atividade os alunos vão compreender a história recontando com riquezas os detalhes. No final da história pode-se ter o entendimento de como acontece o ciclo da água, onde ela passa de sua forma líquida (chuva) para o estado gasoso (evaporação), retornando ao céu formando novas nuvens.

Nos princípios éticos a autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum podemos trabalhar através da conscientização que devemos cuidar do nosso planeta, fazendo isso na escola e em casa, às ações como não demorar no banho tendo cinco minutos costumam ser tempo suficiente para termos uma boa higienização, evitar brincadeiras com água, trocando-as por outra, fechar a torneira ao escovar os dentes, o dia da água e o ciclo da água.

Nos princípios estéticos nas diferentes manifestações artísticas e culturais, podemos trabalhar a criatividade e a ludicidade com as crianças e também trabalhar através da dramatização e reconto da história.
Percebi que através da história escolhida é possível se orientar pelas DCN (Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica).

Através deste trabalho pude perceber que ao trabalhar com a literatura infantil a sua importância ajuda as crianças a familiarizar com o mundo da escrita, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático, e a leitura é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras, e leva também a criança a desenvolver a imaginação. A criança que cresce ouvindo histórias desde bebezinho torna se muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida, assim o contato com os livros pode mudar o futuro da criança.

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.  Para tanto, visa a enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler. Portanto, os educadores devem planejar, implementar e avaliar, uma ação pedagógica para a formação de leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com