TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da família no desenvolvimento da criança

Por:   •  21/11/2015  •  Monografia  •  5.605 Palavras (23 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 23

A IMPORTÂNCIA DA FAMÌLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA¹

Vera Lúcia Longhi Pereira Mattenhauer ²

Karine Albuquerque ³

RESUMO

Esse artigo reforçara a essência da liderança no comando da comunidade escolar, fundamentando, extensivamente, que o sucesso educacional depende de um consenso de ideias e pensamentos compartilhados. Na atual conjuntura, a participação da família centralizadora e arbitrária cedeu abertura á gestão participativa e democrática, na qual docentes e funcionários, famílias e comunidade em geral agem, ativamente nas decisões tomadas a nível escolar. A monografia sumariamente ratificará aquilo que é perceptível e fundamental: O papel da família na motivação do trabalho em equipe, amparado por métodos, estratégias a fim de unir e produzir pensamentos na construção de uma escola de cara nova. O presente artigo apoia-se num trabalho investigativo e exploratório pautado uma pesquisa bibliográfica com os autores Dowbor (2001) e Luckesi (2011) e outros mais em uma abordagem qualitativa no tratamento metodológico.. Na temática que se propõem a desenvolver quais são os elementos indissociáveis da aprendizagem escolar, ou seja, a participação dos professores no processo de desenvolvimento e das melhorias no sistema de ensino. As características desse tipo de investigação se apresentam como adequadas à observação e à análise da realidade de forma natural, complexa e atualizada.

Palavras-Chave: 1.Família. 2.Educação. 3.Desenvolvimento da criança

___________________

INTRODUÇÃO

O presente estudo, parte do interesse de alcançar um entendimento como podemos atender melhor o desenvolvimento das crianças e quais as melhores formas que podem ser trabalhadas juntamente com a família assim construindo o desenvolvimento no processo de aprendizagem trabalhado em crianças da Educação escolar.

___________________________________

Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação latu sensu á distancia em Psicopedagogia Institucional pelo convenio Universidade católica Dom Bosco e portal da Educação Marcato. Goiânia, 2014.

2Especialista em formação Pedagogia, especialização em Libras e terminando psicopedagoga. E-mail: verawuolfgang@hotmail.com

3Professora orientadora do trabalho de conclusão de curso de pós-graduação latu sensu pelo convênio UCDB – Portal da Educação. Mestranda em Produção de texto Oral e Escrito da Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Pós-Graduada lato sensu em Libras. Tradutora – intérprete de Libras, proficiente em Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa em Nível Superior, MEC. 2010.

Considerando que todo processo de desenvolvimento no sistema de ensino é como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo individuo, que represente suas necessidades e permitem suas relações com os demais, vê-se que é indispensável atuação da família durante a vida escolar da criança. A relevância de tal estudo está em identificar qual o valor do ato de um bom desenvolvimento, atribuído pelos professores junto com a família em sua prática educativa, verificar quais as melhores maneiras do relacionamento da família com o sistema educacional e como vem sendo utilizada na atividade escolar e se os mesmos refletem sobre a relação de uma aprendizagem qualificada.

Os profissionais junto à família é um processo amplo, recente, inovador, que traz a escola diferentes crianças, possibilitando uma sala de aula heterogênea, onde todos aprendem juntos, onde tem o objetivo em, refletir a importância de uma contrução de coletividade entre familia e escola para o processo de desenvolvimento da aprendizagem dos educandos.

Essa pesquisa mostra relevância fato da importância das contribuições entre família e escola também do acompanhamento desses alunos para um desenvolvimento educacional. Nesse sentido, a pesquisa desenvolveu por meio de uma revisão da bibliografia com aplicação de instrumentos de coleta de dados. Buscou-se também pesquisar as estratégias usadas pelos professores da escola para identificar o processo de inclusão entre família na escola regular, assim como reconhecer as características deste desenvolvimento, cada vez mais presente em nossas escolas.

1. O TRABALHO DA EQUIPE ESCOLAR NA BUSCA POR MELHORIAS

A existência de um profissional especificamente voltado a observar, direcionar e planejar coletivamente com a equipe e comunidade escolar é fundamental para determinar quais ações são de fato relevantes para o sucesso do ensino aprendizagem. Sendo ele capaz de informar-se e manter informada sua equipe de trabalho fazendo uma articulação junto à família, intensificando os objetivos e metas da instituição de ensino garantindo desde a sua objetividade à implementação de propostas educativas mais favoráveis.

As Escolas dispõem da atuação de um Orientador Educacional. Talvez isso ocorra pelo fato da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que define e regulariza o sistema de educação brasileiro, não exigir o Serviço de Orientação Educacional. Contudo, é muito interessante perceber que os professores que compõem o quadro funcional da Escola estão cientes dos benefícios que poderiam ser alcançados com o auxílio de um profissional especializado nessa área.

Quando se fala em instituições responsáveis pela educação de crianças e jovens, logo são lembradas escolas regulares. Muitas vezes se esquece de que a primeira instituição a promover a educação de pessoas é a família, e que a mesma concorre com outros espaços de socialização, como é o caso da igreja, clubes, associações, entre outros. Provavelmente isso ocorra pelo fato da escola ser aquela que proporciona uma educação sistematizada, que segue normas e é amparada por uma base curricular. Em seu texto introdutório os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s – enfatizam que:

A prática escolar distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por constituir-se uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças e jovens durante um período contínuo e extenso de tempo. (BRASIL, 1997, p.45).

O que se observa é que na atualidade a escola, e mais especificamente o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com