TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura e da produção de textos na atuação profissional.

Por:   •  1/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da leitura e da produção de textos na atuação profissional.

Autores:

Silvana Lopes da Silva

Ana Paula Etiene Luz

Giselly Sandy Passos lenzy

Flavia Nascimento Oliveira Araujo

A leitura e a escrita exercem papéis fundamentais sobre as nossas vidas e principalmente sobre nosso desenvolvimento social e crítico dos fatores cotidianos, pois o contato diário com a leitura o leitor / escritor pode construir uma visão crítica da realidade e percebemos que através da leitura pode-se não só escrever melhor como também tornar um ser mais sociável. Na formação profissional essa prática é de fundamental importância, as habilidades de ler e escrever bem têm sido cada vez mais exigidos no mercado de trabalho. Assim percebe-se o quanto é essencial o saber falar, ler e escrever corretamente.

As exigências do mercado de trabalho são a cada dia uma grande preocupação para quem está desempregado. Para os que desejam manter-se em seus em seus empregos a busca de aperfeiçoamentos e capacitações tem se tornado uma constante no cotidiano. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde o intercambio entre as pessoas exige capacidades de comunicação que visam uma maior interação nas relações entre sujeitos, saber se comunicar bem tem sido um pré-requisito imprescindível para todo e qualquer profissional, em qualquer área. É preciso saber falar bem, de forma clara e objetiva, mas não apenas falar bem no sentido de ser eloquente: o mercado exige que se fale e escreva corretamente. E isso remete sem duvida alguma, ao domínio da língua portuguesa. Pense em um profissional altamente qualificado, com muitos cursos e qualificações, mas que não sabe ressaltar seus conhecimentos no momento da entrevista.

É preciso compreender que não basta apenas o português que se aprende na escola, mas também a qualificação e o domínio de uma língua, que, por muitos, é mal vista. E a área de atuação do profissional independe, pois investir em você mesmo é investir em uma imagem profissional de alguém que realmente dedica-se as suas tarefas e que tem capacidade de desenvolvê-las com a primazia que merecem, além do que reflete coerência de ideias e clareza de pensamentos.

A capacidade de se comunicar, seja ela por domínio da linguagem falada ou escrita, sempre trará benefícios na formação profissional do sujeito. O profissional que domina a forma culta da língua portuguesa, e é apto a escrever e ler corretamente estará sempre à frente, tendo um diferencial em seu perfil profissional. Falar e escrever bem gera admiração, apreço e projeta uma boa imagem, consequentemente adquire-se mais crédito e oportunidades.

REFERENCIAS:

https://www.youtube.com/watch?v=hGlkDKYQ3Xk

http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/leitura-e-escrita-pratica-essencial-na-formacao-de-cidadaos

http://www.gazetadebeirute.com/2012/09/a-importancia-da-lingua-portuguesa


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com