TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da musica na educação infantil

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.792 Palavras (20 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

ELIZANDRA DE FÁTIMA DA COSTA

[pic 12]

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof: Okçana Battini e Natália Gomes Santos.

                                                        

HICKMANN, Guilherme. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.Ano 2017. Número total de folhas 19. Projeto de Ensino Pedagogia. Universidade Norte do Paraná, Lajeado, 2017.

RESUMO

O intuito ao apresentar esse Projeto é destacar e dissertar sobre a importância da música, da dança e dos seus aspectos na Educação Infantil, a importância da temática que envolve essa organização do trabalho docente na e também os meios de instrumentalização do trabalho pedagógico na Educação Infantil. O critério para a escolha do tema foi observado pela fundamentação social de que a raça humana evoluiu em uma constante juntamente com sua produção sonora e de expressão corporal, a inegável utilização desses meios, dentro e fora da escola, para o lazer, a socialização e também o desenvolvimento pessoal.

Para construir este projeto de ensino, nos baseamos em alguns  questionamentos: Como o professor pode fazer com que a criança tenha vontade de descobrir a música, o mundo sonoro? Quais são as músicas ouvidas pelas crianças? Onde elas ouvem música? Por que a música é importante para as crianças? Qual a importância da música para o desenvolvimento das crianças?

A música vem sendo um tema recorrente na sociedade acadêmica e têm sido estudadas questionadas por diversos autores, que nos fazem refletir sobre o que ocorre com a música nas escolas, e principalmente na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil. Música. Instrumentos. Sons. Movimento. Brincadeiras.

SUMÁRIO

1Introdução        ......................................................................................................... 4

2Revisão bibliográfica................................................................................................. 5

3Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino............................................14 4Considerações Finais.............................................................................................. 17

5Referências     ........................................................................................................ 18

6 Apêndices        19

7Anexos        20

1INTRODUÇÃO1 INTRODUÇÃO

O referido Projeto a ser realizado no 7º semestre de Pedagogia da Universidade Unopar Polo Lajeado, tem por pesquisa a importância da música na Educação Infantil.

O referido tema abordadoserá apresentadoem uma forma de pesquisa sempre levando em consideração aquilo que faz bem, que diverte e que estimula a crianças. Sempre buscando diversos autores e suas teorias para que nos dessem um suporte para embasar teoricamente aquilo que acreditamos ser importante para as crianças.

Acreditamos que o ensino da Música na Educação Infantil é de suma importância, pois ele trabalha na criança várias formas como, por exemplo, a expressão ora, coordenação motora grossa, dicção e na comunicação. Sendo que também proporciona a criança um conhecimento amplo de sons, ritmos, danças e instrumentos proporcionando a ela a ter um gosto musical próprio.

Para ressaltar que o tema escolhido para o projeto foi pensado especialmente, pois se percebe uma certa “rejeição” para com a música, pois muitas vesses se é deixado de lado esse tema muito importante e bonito de se trabalhar, e continua e sempre vai continuar sendo um assunto muito importante, e que o público alvo que nesse caso são crianças da Educação Infantil, gostam muito e se identificam com o mesmo.

2 Revisão Bibliográfica

É sabido por todos que a música é um importante instrumento de socialização e também de entretenimento, mas apesar disso vários estudos e autores nos trazem alternativas para sua concepção quanto à musicalidade, seus benefícios e prazeres.

Um exemplo claro é o do autor Henry Raynor que diz: ( 1986, p. 9) “A música só pode existir na sociedade, e está aberta a todas as influencias que a sociedade pode exercer, bem como as mudanças de crenças, hábitos e costumes sociais”. Conforme observamos pela fala do autor, percebemos a influência causada pela música na sociedade através dos tempos.

Quase que junto com as primeiras civilizações surgiu as músicas, especialmente através de instrumento primitivos para as celebrações religiosas e sociais de cada comunidade, fomentando a união dos indivíduos de cada grupo, auxiliando na formação desses primeirosagrupamentos que vieram a se tornar comunidades.

Com o objetivo de aproximar e\ou trazer essa temática para a Escola, pensamos criteriosamente nos autores aqui citados e também buscamos apoio didático através de pesquisa nos planos educacionais vigentes no Brasil.

A música já é utilizada em várias escolas país a fora, porém muitas vezes falta à ênfase necessária para transforma-la em uma matéria da grade curricular. De acordo com Hentschke (1994) a música é fundamental, pois está inserida na vida dos alunos dentro e fora das escolas. Ainda segundo o autor, trabalhar com a música ajuda as crianças a produzirem uma noção de identidade, valorizando a pluralidade sociocultural e fazendo com que eles desenvolvam uma sensibilidade usando a fantasia, a imaginação e a criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (167.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com