TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da musica na educação infantil

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 6

Artigo Científico

Autor: Tamara M. Stuchi - 2013

Música Educação Infantil

A música da cultura Infantil brasileira faz parte do cotidiano dos Ceis, que devem ser conduzidas por especialista em músicas, com aulas de musicalização e formação contínua de professores.

No período de adaptação, a música exerce um papel de extrema importância, prendendo a atenção das crianças de maneira intensa, o que resulta em mudança de um estado de tensão para outro de maior relaxamento, é um momento novo e inesquecível, que se tornara parte importante na rotina e do desenvolvimento da criança.

Acompanhando a música, a criança balbucia uma ou outra palavra, o que vai auxiliando em seu desenvolvimento oral, interagindo com os instrumentos, reconhecendo e estabelecendo uma aproximação com o outro, criando e vivendo as regras das brincadeiras cantadas.

Músicas mais calmas, como os acalantos, contribuem para um ambiente mais tranquilo, assim como o uso da flauta, que com sua sonoridade, as crianças acabam se acalmando, ficando entretidas e curiosas. Iniciando a construção de um vinculo entre os professores e as crianças.

O planejamento inicial era que a música fosse uma atração, como um elo com o Cei, mas sua presença e constância propiciaram enormes conquistas, entre elas a importância e o vínculo estabelecido com os professores.

Surgindo assim, a ideia de se fazer um trabalho, especificamente um trabalho de intervenções sonoras.

Começamos uma busca entre os instrumentos disponíveis nos Ceis, quais poderiam ser pendurados, quais possuíam sonoridades, em nossas aulas de musicalização, apresentamos alguns instrumentos, aos professores e as crianças, permitindo o manuseio dos instrumentos.

Sugerimos aos professores que pendurassem em forma de móbile alguns instrumentos com sonoridade especifica para a proposta, como carrilhões de chaves, carrilhões circulares, sinos, tambores. Tudo ao alcance do manuseio da criança e sobre o olhar atento dos professores, destacando que o mais importante é a qualidade do som, e não a quantidade de instrumentos ofertados.

Observamos que as crianças gostaram da proposta e de cada instrumento pendurados como móbiles, deixamos permanentes na sala de aula, sendo substituídos por outros conforme a necessidade de cada grupo, atrelamos essas intervenções ao processo de educação musical e a proposta pedagógica da sala.

Aos poucos, novas ideias foram brotando, como cantinho da música, acolhida com instrumentos, contação de historia utilizando os instrumentos.

Os instrumentos musicais tornam-se parte dos objetos escolhidos pelo professor para desenvolver atividades dentro e fora da sala em vários momentos da rotina. A apropriação da sonoridade é valorizada como parte importante do desenvolvimento da criança.

Deixemos que as crianças explorem, batam, segurem, experimentem a sonoridade dos instrumentos e do próprio corpo, a interferência do adulto é para garantir sua segurança, sua aproximação do instrumento, apreciar sua sonoridade e aguçar sua curiosidade.

Resenha Critica

Este artigo tem como contribuição, o melhor aperfeiçoamento dos professores, suas qualificações e seu crescimento profissional. Possibilitando ideias e noções de como explorar a música no âmbito de mais interação e aproximação com as crianças.            Um trabalho musical, deve se realizar em contextos educativos que entendam a música como processo contínuo de construção, que envolve o perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. E esse processo se dá na interação, num ambiente de amor, afeto e respeito.                                                                                                                            No processo de formação do indivíduo, a música, está sendo muito valorizada atualmente, pois acredita-se que a educação musical, seja ela formal ou informal, pode possibilitar as crianças requisitos importantes para toda a vida.

Bibliografia

Revista Avisa Lá - 2013

Autor: Amanda Cardoso Silva - 2012

                    A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A importância da música na Educação Infantil, sua origem, a influência deste gênero como formação da identidade e personalidade da criança e sua percepção como eixo desencadeador para um trabalho sistemático dentro da sala de aula, que contribua no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época.

Através da música o ser humano consegue uma forma de expressar-se sentimentalmente, traz consigo a possibilidade de exteriorizar as alegrias, as tristezas e as emoções mais profundas, emergindo emoções e sentimentos que as palavras são muitas vezes incapazes de evocar. Além disso, impulsiona a expressão corporal e faz com que o corpo vibre com a excitação que o abala.  A musicalização na escola é essencial, importantíssima e valiosa. Através dela o aluno aprende, traz alegria, descontração, entusiasmo, tudo o que se precisa para o trabalho escolar.  É uma linguagem cujo conhecimento se constrói e não um produto pronto e acabado.

Percebe-se que a musicalização, possui um valor significativo, quanto o processo de ensino e aprendizagem, através da educação musical é possível despertar o interesse do aluno pela música, fazendo com que conheça a pluralidade da linguagem musical. Além disso, a escola deve criar situações para que o aluno possa vivenciar analisar e compreender a produção artística musical. Com a música você pode criar situações onde os alunos tornam-se sensíveis, adaptados, produtivos e felizes, por isso precisa-se arregaçar as mangas e trabalhar, buscando novas formas de ensinar, propiciando ao aluno a afirmação de sua identidade, domínio, controle, desenvolvimento da parte afetiva, cognitiva, motor e social.  Com a educação musical a criança crescerá emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolvendo sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção, e ainda criatividade e capacidade de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com