TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejar

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.299 Palavras (18 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

superior de CURSO DE PEDAGOGIA

PATRÍCIA SOUZA GOMES

VANÚBIA SILVA SANTOS

A IMPORTANCIA DO PLANEJAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR

[pic 3]

Itamaraju - BA

2015

PATRÍCIA SOUZA GOMES

VANÚBIA SILVA SANTOS

A IMPORTANCIA DO PLANEJAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais E. F.: Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física escolar; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil.

Profs.Sandra Reis, Edilaine Vagula, Mari Clair Moro Nascimento, Juliana Fogaça, VilzeVidotte, Suhellen Lee.

Tutora Eletrônica: Gislene Aline Gasparini da Cunha

Itamaraju - BA

2015

sumário

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

 2. O QUE É A INTERDISCIPLINARIDADE................................................................5

2.1 A INTERDISCIPLINARIDADE E OS PCNS..........................................................6

2.2 QUAIS OS PONTOS BENÉFICOS DA INTERDISCIPLINARIDADE...................7

2.3 IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS.............8

3. A INTERDISCIPLINARIDADE NO COTIDIANO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS.......................................................................................................................9

4. TEMA– O CORPO HUMANO................................................................................13

4.1 PLANO DE AULA...............................................................................................14

5. CONCLUSÃO.......................................................................................................17

5. REFERENCIAS ...................................................................................................18

        


1. INTRODUÇÃO



O presente estudo teve por objetivo refletir sobre a importância do planejamento nos anos iniciais do ensino fundamental e de forma interdisciplinar. Como de forma sintetizada uma análise do planejamento escolar bem como a elaboração do plano de aula de Língua Portuguesa e Educação Física interdisciplinar nas series iniciais do ensino fundamental ( 1ª a 5ª ). Aonde Educação Física possui características próprias e que perfeitamente pode buscar um processo gradativo de inter-relação com as demais disciplinas do currículo quer esteja inserida na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

 A partir de leitura reflexiva e desenvolvimento de atividades, como requisito interdisciplinar para, através do pensamento e socialização, tanto das disciplinas quanto do grupo, unir os conteúdos estudados à intenção prática, isso é indispensável ao acadêmico.

O objetivo da produção textual de grupo foi refletir sobre a importância do planejamento realizado de forma interdisciplinar para a ação docente nos anos iniciais.

Aconteceu também a realização da investigação primeiramente, em estudos bibliográficos acerca do tema; posteriormente, foram realizadas entrevistas com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública na cidade de Prado-BA e por fim, foi realizada a análise comparativa dos dados coletados. As perguntas que compõem a entrevista, questiona o professor sobre o que é planejamento, com base em que o mesmo planeja suas aulas, se recebe alguma orientação, quais dificuldades ele encontra e qual sugestão ele teria com relação ao planejamento.

De forma conclusiva, pode-se afirmar que os professores entrevistados planejam suas aulas, os planejamentos ocorrem de diferentes maneiras entre pesquisas na internet e materiais didáticos e apoio pedagógicos, os professores planejam porque acreditam na importância de planejar, pois ao se depararem com determinadas situações, o professor percebe a necessita do planejamento para dar um rumo, e alcançar aquilo que pretende dentro da sala de aula, o planejamento é visto como um procedimento necessário para o enfrentamento das diversas situações do cotidiano.

 

Pelo fato do planejamento ser um importante recurso para delimitar objetivos e traçar metas é que cada vez mais o professor busca refletir, investigar sobre o assunto, que permite a organização e a sistematização das propostas de ensino, é por meio do planejamento que os profissionais envolvidos na escola pautam seus trabalhos para atender as necessidades da escola e dos alunos.

Em termos conclusivos, reconhece-se o planejamento escolar como importante instrumento para a melhoria do processo educativo. No entanto, entende-se que o ato de planejar requer especial atenção da escola e da comunidade escolar, já que se torna instrumento de sustentação do processo de ensino-aprendizagem.

2. O QUE É A INTERDISCIPLINARIDADE

Seu surgimento ocorreu no século XV com o acontecimento de grandes mudanças que fizeram surgir novos conhecimentos numa época onde a igreja tinha poder sobre a sociedade.

Naquela época estudos que eram não bem vistas pela sociedade começaram a ser formuladas como a estrutura humana em que estudiosos avaliavam através de corpos humanos. A ciência através desses estudos começou a levar a matéria para dentro da escola e ser aplicada junto com outras matérias onde começou a surgir a interdisciplina.O surgimento da interdisciplinaridade pode ser atribuído a três aspectos: um retorno aos modos de conhecimento da antiguidade; uma reação a especialização excessiva e a um avanço do ser humano em relação ao conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com