TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância teórica do planejamento didático

Pesquisas Acadêmicas: A importância teórica do planejamento didático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula

A turma do Pré-Escolar II da Instituição do Centro de Ensino Kairós é composta de 14 alunos, com a idade de 5 anos, crianças dinâmicas, participativas e colaboradoras.

A professora iniciou a aula formando uma roda de conversa com a história “quem roubou a alegria do palhaço?”, em seguida foi feita uma interpretação oral sobre o texto, logo após ele reviu o agrupamento de 10 em 10 utilizando palitos de picolé e noções de direção. Após a roda de conversa a professora utilizou o livro de linguagem “Formando Cidadão” para fazer as atividades da pagina 94 do livro didático, logo após entregou 19 palitos a cada aluno e tinta guache para pintarem os palitos e agruparem de 10 em 10, os alunos conseguiram realizar esta atividade sem nenhuma dificuldade.

Em seguida a professora reuniu as crianças em circulo, onde a educadora ditava uma palavra já trabalhada, e as crianças escolhida levantava e ia pegar a ficha com a palavra certa e mostrar aos colegas, algumas crianças conseguiram encontrar a ficha com o nome correto, outras tiveram algumas dificuldades no inicio, mas no decorrer desta atividade alcançaram êxito nas palavras pedidas.

Tendo em vista que os alunos de aprendizagem 5 anos estão no processo pré-silábico faz-se necessário o ensino das consoantes para que façam as junções das silabas para formar palavras simples e o conceito matemático de dezena.

O tema da aula que foi preparado par o Pré-Escola II para a turma de 5 anos foi revisão dos números 18 e 19, trabalhando também dezenas e unidades e fixação das palavras simples com as iniciais da consoante “P”.

Objetivos Didáticos

• Didática teórica= planejar.

• Didática pratica= o planejamento é previamente marcado pela escola, este poderá ser semestral feito de acordo com o livro adotado.

Na didática teórica o planejamento aparece como um recurso fundamental pra o desenvolvimento eficiente do processo de ensino, uma previsão de todas as atividades a serem desenvolvidas.

Atividades propostas por Hannah Cabaje

Os objetivos da aula sintetizam o que o aluno aprendeu na sala de aula, também indicam o que os alunos acharão algo do nosso ensino e que resulte em aprendizagem.

O professor ao planejar dá mais atenção ao conteúdo, as atividades é indicar ao aluno como fazerem a determinada atividade o legal é deixar que os alunos usem a imaginação não fugindo o contexto da aula afinal todo resultado das aulas merece tanta atenção quanto identificar o que será ensinado.

As atividades proposta neste livro mais especificamente nas pagina 78 indica uma auto- avaliação para que o professor pense o que realmente é importante ao fazer seu plano de aula. Se não for um plano condizente é preciso que o professor redefina os objetivos.

Planejamento de aula diário

Se os objetivos devem descrever o resultado do ensino na sala de aula, pois objetivos bem formulados deveriam ser específicos e expressos em termo de condutas observáveis e mensuráveis.

Observe seu plano de aula e liste os verbos que se usa para definir objetivos analise se as formulações são claras e compreensíveis.

• Há objetivo suficiente para cada lição

• Consegue alcança os objetivos sem precipitação

• Oferece oportunidades suficientes para a prática antes de ficar na expectativa de que seus alunos atinjam cada um dos objetivos.

Um plano de aula não é fácil e para que o professor conclua o seu plano deve rever algumas problemáticas relativas, são:

• Falta de uma definição clara, para uma melhor fixação da parte dos alunos.

• Se no seu plano de aula há diferença entre os objetivos que você estabeleceu e for percebido pelos alunos, rever plano de ação pra tratar dessa questão.

Uma aula bem planejada deve ter fases claras como:

Inicio claramente marcado

Exploração dos procedimentos e atividades da aula

Segmentos com um propósito claro vinculado aos objetivos

Termino claramente marcado

Para cada etapa do plano deve ter uma auto-avaliação, exemplo:

I- Como você começou sua aula?

II- Quantas fases você pode identificar?

III- Como se relacionar aos objetivos?

IV- Como você marcou as transições de uma fase para outra?

V- Houve uma conexão lógica entre as fases?

VI- Qual sua conclusão?

Para definir objetivos, organizar aulas para explicar-las aos alunos diminui com experiências. Professores iniciantes muita das vezes dão mais tempo e disposição para desenvolver o conteúdo embora não tenha a experiência necessária.

Técnicas e Procedimentos de Ensino-Aprendizagem

Segundo Ménegolla e Santanna, procedimentos de ensino dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula e caracterizam-se em três grandes estilos:

1- Métodos individualizados de ensino – valorizam o atendimento às diferenças individuais (fichas, estudo dirigido, ensino programado). A aprendizagem é sempre uma atividade pessoal, embora muitas vezes se realize em situação social;

2- Métodos socializados de ensino – valorizam a interação social (trabalho em grupo, dramatização, estudo de caso);

3- Métodos sócio-individualizados – combinam a individualizada e a socializada (método de problemas, unidades de trabalho, unidades didáticas, unidades de experiência).

Como aprendizagem é um processo dinâmico, ela só ocorre quando o aluno realiza algum tipo de atividade;

A experiência de aprendizagem é a interação que se processa entre o aluno e as condições exteriores do ambiente a que ele pode reagir. O Aluno aprende por ele mesmo, o que ele mesmo faz, não o que faz o professor;

Ménegolla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com