TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E A INTERDISCIPLINARIEDADE PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.024 Palavras (29 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 29

           [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

[pic 2]

PROJETO DE INTERVENÇÃO DOCENTE: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E A INTERCIPLINARIEDADE PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL

Mamanguape-PB

2016

CRISTINA FREITAS DE MELO

ISAQUE DA SILVA RODRIGUES

 EMANOELLY BORGES SILVA DE ANDRADE

 PROJETO DE INTERVENÇÃO DOCENTE: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFATIL CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E A INTERCIPLINARIEDADE PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL[pic 3]

Relatório apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado III em Educação Infantil, junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba – Campus IV. Orientado pela Prof.ª Ms. Aurília Coutinho Beserra de Andrade.

Mamanguape- PB

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
  2. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO...........................................................04

2.1 Detalhamentos da Proposta...................................................................05

3. JUSTIFICATIVA ......................................................................................06

4. OBJETIVOS.............................................................................................07

4.1 Geral.......................................................................................................07

4.1.1 Especificos..........................................................................................07

5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISONADO III: EDUCAÇÃO INFANTIL..........................................................................08

6. PLANOS DE AULAS ..............................................................................09

7. REFERENCIAL TEÓRICO .....................................................................10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     


  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto de intervenção intitulado, “o lúdico na educação infantil: contextualizando o ensino e a interciplinariedade presentes na literatura infantil”, foi desenvolvido para realização do Estágio Supervisionado III em Educação Infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB, sendo coordenado pela docente Ms. Aurília Coutinho Beserra de Andrade, que será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Severina Coutinho, no período vespertino, na sala do Maternal com crianças na faixa etária de dois anos e meio á quatro anos[1].

Diante disso as etapas de composição desse projeto será uma breve introdução da temática abordada no projeto, em seguida as propostas de intervenção para a regência no período de estágio, a justificativa desse projeto, os objetivos (geral e específico), após isso os planos metodológicos que possibilitará essa intervenção, a referencial teórico, cronograma, e referencias bibliográficas. Nesta conjuntura, esse projeto terá como finalidade nortear a nossa prática docente no Estágio Supervisionado III em Educação Infantil, o qual se efetivará em dez intervenções na instituição escolar concedente do estágio.

  1. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

O projeto apresenta o uso do lúdico na educação infantil utilizando como recurso a literatura infantil em suas diferentes vertentes para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças pequenas da educação infantil, utilizando os diferentes contextos para um instrumento interdisciplinar na prática pedagógica do professor, trazendo como ponto norteador as recomendações postas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998).

Ao compreendermos que o aprendizado do ser humano pode ser adquirido desde o seu nascimento até o fim de sua vida, comtemplando as fases de desenvolvimento humano, que provoca a construção de conhecimentos diversos ao longo da vida, sendo este um pressuposto norteador do planejamento de nossas ações no campo do estágio.

A partir de ações que promovam a interação, as crianças aprendem, brincam e se comunicam umas com as outras, com os adultos e com o mundo ao seu redor, possibilitando a construção de suas próprias concepções de valores, sentimentos, emoções, entre outros, e envolvendo todos os que as cercam. Com isso, as crianças detêm e assimilam os movimentos e gestos que são transmitidos, sendo fonte de informações para a construção do saber.

Para que a criança aprenda ao ingressar na educação infantil, se fazem necessárias metodologias pedagógicas que contemplem as práticas lúdicas dentro da sala de aula, com materiais que forneçam diferentes aprendizados. Essas práticas lúdicas devem ser propostas de forma interdisciplinar, colaborando com o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula.

Segundo Santos (2009) relata a importância do lúdico em sala de aula, pois exprime na criança o aprender brincando, através de técnicas que estimulem uma prática pedagógica que apresente um desenvolvimento e construção dos diversos saberes na área educacional, possibilitando o aprendizado, contribuindo para a melhoria e formação na educação infantil. As práticas educativas através do lúdico possibilitam a interação da criança com o mundo que está em sua volta, com materiais que estejam contextualizados com a ambientação do sistema escolar, sendo instrumentos que facilitem aos professores e aos alunos e que traga contribuições para a temática apresentada dentro da área pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (506 Kb)   docx (512.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com