TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A melhoria do ensino de matemática na educação básica

Artigo: A melhoria do ensino de matemática na educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Artigo  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

O Ensino da Matemática na Educação Básica, quais conclusões você conseguiu chegar com relação à queda do ensino da matemática e o que será necessário para modificar isso ?

As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino aprendizagem da matemática são muitas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que lhe é ensinada, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento adquirido, não conseguindo ter o acesso efetivo a essa disciplina.

O professor por outro lado, ciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios junto a seus alunos; deve repensar seu saber pedagógico procurando novos elementos para melhorar a queda do ensino da matemática.

Acredito que na verdade, aprender matemática não é uma tarefa fácil, mais é necessário criar maneiras de inovar o ensino, mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. A mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobro o que está se aprendendo. É necessário conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica; motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades.

Para não haver queda do ensino da matemática, é preciso que essa disciplina seja ensinada de forma mais prática, utilizando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno fazendo-o raciocinar.

A dificuldade na aprendizagem da matemática, provoca fortes sentimentos de aprovação ou rejeição nos alunos. Alguns alunos, devido ao insucesso em matemática, acreditam que não são capazes, o que os levou a construção da baixa auto estima.

Acredito que um importante papel do professor desta ciência, é ajudar os alunos a gostarem de matemática e a desenvolverem auto estima positiva, e que estudando algumas causas das dificuldades de aprendizagem de matemática consigam melhores resultados no ensino dessa disciplina.

Atualmente o ensino de matemática, se resume em regras mecânicas oferecidas pela escola, que ninguém sabe onde utilizar. Falta formação aos docentes para aprofundar os aspectos mais relevantes; aqueles que possibilitam considerar os conhecimentos prévios dos alunos, as situações e os novos saberes a construir; pois a matemática tende a acompanhar os avanços da sociedade e da tecnologia.

Situações do mundo real, pode ajudar o professor a desenvolver atividades que levam a curiosidade dos alunos, isto é, assuntos que apresentam fatos matemáticos, que tratem de economia, política, saúde, moradia, alimentação, etc. O tema de alimento como, por exemplo, para enriquecer o conhecimento do aluno devera o professor propor uma pesquisa em supermercados para saber os produtos mais consumidos, o valor dos produtos, o imposto que é cobrado , entre outros. Esses temas podem ser trabalhados por meio de diferentes representações, mais sempre levando ao desafio.

A melhoria do ensino da matemática no Brasil, depende de vários fatores como: capacitação, valorização e melhor renumeração aos professores; e motivação dos alunos e dos pais, pois pais que se distanciam da vida escolar dos filhos gera o fracasso escolar.

Creio que a responsabilidade dos estudos deve ser compartilhada; os pais, os professores e sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com