TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A participação infantil

Por:   •  9/7/2015  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

PARTICIPAÇÃO INFANTIL

Para que haja uma participação das crianças é necessário reconhecê-las como protagonistas de um processo educativo que estimula a investigação,a indagação e a experiência, sendo importante que elas não apenas produza partir de enunciados propostos pelo professor, mas possa também trabalhar a partir de seus propósitos.

Cabe ao professor conversar sobre os trabalhos que vão fazer, e deixando com que elas aprendam umas com as outras.A participação delas significa criar e recriar conhecimento; então se a criança participa como autora na educação, gera conhecimento novo pra si.

Proporcionar diferentes formas de participação das crianças favorece o engajamento na atividade, fazendo com que as crianças revelem modos próprios de compreender, imaginar e inclusive criar, além disso, apropria-se do que conhecem e imprimem as suas intenções.

O professor precisa estar atento à qualidade das interações entre as crianças, sempre estimulando e motivando.Para melhor participação dos alunos é necessário:

•         alocar tempo para o pensamento criativo

•         recompensar ideias e produtos criativos

•         aceitar o erro como parte do processo de aprendizagem

•         encorajar os alunos expor outros pontos de vista

•         propiciar oportunidades para a exploração do ambiente e para o questionamento de pressupostos

•         identificar problemas

•         gerar múltiplas hipóteses

•         abordar idéias gerais

           Assim, associar-se o esforço e a satisfação, enquanto a criança aprende que pode criar, explorar e compartilhar trabalhos que a representam porque se manifesta por intermédio delas.    

É preciso preocupar-se com o desenvolvimento da autonomia da criança. As práticas educativas que o professor usa com elas podem ajudar ou não a aquisição de sua independência.A pedagogia da infância é rica e diversificada e tem como pensamento a criança como ser participante e não um ser em espera de participação. As crianças já possuem conhecimentos, é preciso entendê-las e estimulá-las para compartilhar esses conhecimentos e para que haja uma troca constante.

É preciso mostrar diferentes formas para que as crianças possam se expressar e manifestarem suas opiniões e vontades, vivenciando os significados atribuídos por elas às suas práticas e relações durante o seu cotidiano.

As crianças são seres ativos, capazes de fazerem suas próprias escolhas, por isso é preciso respeitar suas capacidades e direitos.

Soares et al (2004, p.7) afirmam que:  De acordo com a Convenção dos Direitos da Criança, todas as crianças, em função de seu desenvolvimento etário, são capazes de dar opiniões, sendo-lhes assegurado o direito a serem ouvidas nos assuntos que lhes digam respeito.  

Precisamos rever nossos conceitos em relação às vontades das crianças, pois a teoria da Sociologia da Infância defende que a criança tem direito à participação e que sua voz deve ser levada em consideração em assuntos que fazem parte da sua vida.

De acordo com as disciplinas estudadas é preciso ter uma boa Estrutura e Organização da escola de Educação Infantil com Projetos e orientações e um bom Planejamento. Além disso,é muito importante que haja professores polivalentes e éticos, que hajam com consciência, responsabilidade e autonomia. Propiciar a criança uma aprendizagem que desenvolva seus primeiros conhecimentos, despertando suas potencialidades. A isso devemos ver o valor da brincadeira que garante uma infância saudável e favorece no desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com