TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização de ferramentas multimídia

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

Estudos Disciplinares I

 

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO

Cristiane F. I. Seffrin                             RA 1407412

Lais Aparecida de Souza                      RA 1413517

Magner Domingues de Carvalho          RA 1409515

Manuelli Jungbluth                                RA 1406944

Maria Aparecida Domingues Schwab   RA 1401697

Thays Regina Orth                                RA 1405638

ITAIPULÂNDIA

2014

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO

        Nas últimas décadas a sociedade vem acompanhando uma grande evolução tecnológica que vem afetando consideravelmente a vida social e educacional das pessoas, trazendo novas possibilidades de aquisição de informações e conhecimento, estimulando redes de saberes e de interações sociais.

        Durante algum tempo, no âmbito escolar, sentia-se um certo desconforto com as novidades tecnológicas, gerando discussões sobre os prós e contras de sua utilização na área educacional. Porém, com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento das multimídias a Educação teve que assumir uma nova postura frente às possibilidades de construção do conhecimento.

Nesse sentido, podemos afirmar que as multimídias estão desafiando a educação a modificar a forma de ensinar, bem como a relação que se estabelece entre o conhecimento, o educando e o professor.

A utilização das multimídias no âmbito escolar possibilita melhorias no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que possibilitam a realização de pesquisas nos mais variados campos do conhecimento humano, bem como a utilização de metodologias diferenciadas auxiliando o professor no planejamento de aulas mais significativas e competentes.

Neste contexto, vale ressaltar que as multimídias podem ser ferramentas extremamente atrativas para a construção e reconstrução de conhecimentos socialmente e historicamente acumulados pela sociedade, possibilitando melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Vale ainda ressaltar que a utilização de multimídias no âmbito educacional estimula aprendizagens significativas de forma criativa, atraente e inovadora, já que são tecnologias com suporte digital utilizadas para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos, privilegiando o uso dos diversos sentidos humanos, estimulando a formação de redes de saberes e de interações sociais. 

Ao falarmos de ferramentas Multimídia é importante compreender que esta utiliza-se de computadores para apresentar e combinar texto, imagem, áudio e vídeo com conexões e ferramentas que permitem a navegação, interação, criação e comunicação.

No contexto educacional, as multimídias podem trazer benefícios ao trabalho do professor possibilitando registrar projetos, dramatizações e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento humano contribuindo para a melhoria do trabalho e organização pedagógica do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com