TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

  1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO[pic 1]

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

GABARITO REFERENCIAL - AD1 – 2017.02

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador (a): Ana Lucia Gomes

  1. Primeira questão: (Valor: 2,5)

Ao longo das aulas, aprendemos que o desenvolvimento humano pode ser compreendido à luz de diferentes concepções (inatista, ambientalista e interacionista). Analise a tirinha abaixo e indique aquela que melhor se enquadra à ideia presente na tirinha. Justifique sua resposta.

Considerando as três concepções que explicam o desenvolvimento humano, duas melhor se enquadram à tirinha: a concepção inatista e/ou a concepção ambientalista. Tal fato é validado pela seguinte colocação da personagem: “Eu  não  queria  (desenhar  um  pato)!  Eles  me  fizeram[pic 2]

desenhar!”. Para ambas as concepções, a influência do ambiente é primordial para que a aprendizagem ou um comportamento específico (desenhar, por exemplo) ocorram.

Para o inatismo, o planejamento da atividade pedagógica pelo professor seria importante para deflagrar a aprendizagem do homem, que essencialmente, seria inata. O conteúdo pedagógico bem estruturado, seria suficiente para trazer à consciência o saber que estaria oculto na mente do indivíduo. Por isso, na situação apresentada, o professor ao propor a atividade de “ligue os pontos” de forma planejada e coordenada, obteve o resultado esperado, que era o aparecimento do desenho do pato.

A mesma frase também pode justificar a influência da concepção do ambientalismo na proposta dessa atividade, na medida em que o sucesso é facultado ao seguimento de um estímulo específico, que orienta a ação do indivíduo em direção à uma resposta padrão, indicando o modo sistemático que orienta toda atividade, não permitindo a produção de uma resposta diferente da que foi previamente planejada pelo professor. Outro ponto que pode ser destacado, refere-se ao momento que a personagem diz: “Eles me fizeram desenhar!” indicando claramente a existência de um comportamento que


reflete o padrão estímulo-resposta ou seja a existência de um condicionamento da aprendizagem.

  1. OBS: Serão consideradas corretas dois tipos de respostas: inatismo ou ambientalismo e suas respectivas justificativas.

Segunda questão: (Valor: 2,5)

Explique as limitações que podem ser observadas quando a Psicologia da Educação é entendida como a “simples aplicação dos princípios psicológicos à educação” (Salvador, Mestres, Goñi e Gallart, 1999).

A frase “simples aplicação dos princípios psicológicos à educação” nos remete à época em que a Psicologia da Educação tinha como fundamentação os preceitos técnicos advindos da Psicometria. Esta área da Psicologia contribuiu para a Psicologia auxiliar a Educação a repensar o seu fazer pedagógico, de forma a proporcionar um ambiente de aprendizagem mais produtivo e eficiente. O problema observado é que o uso dos testes psicológicos acabou por categorizar os alunos, destacando negativamente, aqueles que apresentavam baixo rendimento na escola. Os alunos passaram a ser classificados como aptos ou não aptos, a estudarem em um determinado ano escolar ou à frequentarem uma determinada escola. Essa prática acabou por contribuir para o desenvolvimento de uma política de segregação, que “excluía” aqueles que podiam apresentar uma dificuldade de aprendizagem.

Outro ponto que merece destaque, é que através da aplicação dos princípios psicológicos à educação, retirava da escola qualquer possível influência no desenvolvimento “inadequado” do aluno. Se o aluno não era capaz de alcançar a média escolar, o problema era dele e os testes, muitas vezes, validavam essa afirmação, ao destacarem o escore abaixo da média ou limítrofe. Essa concepção retira da escola o seu potencial transformador junto ao aluno, na medida em que ao invés de planejar o que pode ser feito para que esse aluno avance face à sua dificuldade específica, a escola acaba por delegar à família ou a outro espaço, a responsabilidade de pensar em criar estratégias pedagógicas, que melhor atendam às especificidades desses alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (77.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com