TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO INFANTIL

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O projeto trabalho tem como objetivo de complementar a nossa profissão como pedagogas, dando enfoque na alfabetização e letramento e seus vários processos de aquisição, podendo aprimorar nosso trabalho com uma boa fundamentação teórica, pois poderemos vivenciar todo o processo de ensino e aprendizado.

Diante do tema, constatamos que a alfabetização e letramento não se davam de modo claro, por isso resolvemos pesquisar o processo na Ed. Infantil.

Como fonte de pesquisa, lemos o RCNEI-Referencial Curricular Nacional para Ensino Infantil, e ele afirma que:

A inserção da educação infantil na educação básica, como sua primeira etapa, é o reconhecimento de que a educação começa nos primeiros anos de vida e é essencial para o cumprimento de sua finalidade, afirmada no Art. 22da Lei.’’a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores”( rcnei P.12)

O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento na Educação infantil. Investigar como o professor que atua com crianças nos anos iniciais, pode oferecer um espaço de leitura e escrita em sua sala de aula.

Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de alguns estudiosos da educação infantil e o letramento.

Os principais objetivos da pesquisa foram conhecer como acontecem a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e o que isto ira repercutir no desenvolvimento dos alunos. A partir da pesquisa bibliográfica observou-se a importância do espaço Lúdico, onde o professor pode deixar que o aluno descobrisse a sua visão do mundo escrito e apoia-lo nessa descoberta a fim de oferecer suporte para suas curiosidades acerca desta questão.

Palavra Chave: Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com