TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil Hora Do Conto No Processo De Alfabetização Na Educação Infantil E Séries Iniciais

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 16

Literatura Infantil Hora Do Conto No Processo De Alfabetização Na Educação Infantil E Séries Iniciais:

Marcia

Prof. eliana

Centro Universitário–

Curso (PED-0878)

2018

RESUMO

É na sociedade, que a leitura e a escrita assumem papéis de suma importância, permitindo que os sujeitos que as dominam se integram como membros de uma sociedade, ativos, cidadãos e com direitos. Abordo, nesse trabalho, a relação entre a literatura infantil e o processo de alfabetização, sendo a literatura infantil um incentivo para o gosto da leitura e a escrita. A literatura infantil é fonte enriquecedora de conhecimento e informação e oferece um momento prazeroso e lúdico para que as crianças possam encaminhar no mundo da leitura. O objetivo geral da pesquisa é enfatizar a real importância da literatura infantil no processo e aquisição da leitura e escrita. O procedimento metodológico é qualitativo em que o pesquisador faz parte da própria situação da pesquisa. Busquei informações das observações e regências vividas nos estágios obrigatórios que foram aplicados na educação Infantil. Séries Iniciais e Gestão Educacional em uma Escola de Ensino Fundamental. O estudo se baseia na pesquisa bibliográfica amparados em autores como: Abromovich, Saraiva, Freire, Soares, Cagnet e outros que falam sobre literatura, além de evidências e reflexões da minha problemática de estágio realizado na EMEF Paraná relacionando esses dados com as teorias referentes ao tema escolhido. Buscou-se aqui confirmar a necessidade da presença da literatura infantil no cotidiano escolar como forma de transformação social entre outros aspectos levantados, foram diversas formas de trabalho com a literatura e possíveis recursos proporcionando ao leitor aprimorar seu caráter, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto a exercer a cidadania, consciente da realidade social em que está inserido e das possibilidades de transformá-la. Portanto evidenciou-se nesta pesquisa o quanto a literatura infantil pode ser uma aliada no processo de aquisição da leitura e da escrita.

Palavras chave: Literatura Infantil – Leitura – Alfabetização - Aluno

1 INTRODUÇÃO

O processo de alfabetização se inicia antes da criança entrar para a escola, e um dos papeis do professor no cumprimento de suas tarefas de ensinar e possuir concepções bem definidas do que é e para que serve a leitura e a escrita. Pensando a partir desta afirmativa, o tema do presente projeto contempla a Literatura Infantil, enfatizando a “Hora do conto” no processo de alfabetização na Educação Infantil e Anos Iniciais, sendo a Literatura Infantil um incentivo pela o gosto da leitura.

Diante de tal realidade o projeto se insere na área de concentração e metodologia de ensino no processo de alfabetização, tendo a Literatura Infantil como ferramenta essencial para o desenvolvimento de aquisição da leitura e escrita.

O interesse na realização desta pesquisa se deu pelo fato de que enquanto acadêmica do curso de pedagogia, estou voltada para assuntos relacionados a escolarização, ensino e aprendizagem, a justificativa de um estudo nesta área se dá devido a importância da Hora do Conto para formação de futuros leitores, acreditando ser a “ Contação de História” uma forma de incentivo para o desenvolvimento cognitivo do aluno utilizando-se da capacidade de fantasia e imaginação como uma ferramenta a favor do processo da alfabetização.

Muitas vezes o aluno traz consigo conhecimentos imediatos sobre a linguagem escrita, descendentes das experiências sociais as quais vivenciaram até aqui, sabemos que a infância é a fase onde se inicia a estimulação à leitura, e que esta juntamente com a escrita proporciona não só para as crianças, mas também os adultos a oportunidade de crescimento e enriquecimento cultural, social e intelectual, o que contribui para o desenvolvimento dos sujeitos como um todo.

O problema é: Como a hora do conto favorece a aprendizagem dos alunos nos anos iniciais?

O objetivo geral dessa pesquisa é: enfatizar a real importância da Literatura Infantil no processo de aquisição da leitura e escrita.

Portanto a pesquisa tem como objetivos específicos: apresentar a importância da literatura infantil no processo de alfabetização, demonstrar que através da literatura infantil é possível aprender a ler e escrever, mostrar que a Literatura Infantil de forma lúdica facilita o entendimento da leitura.

Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, amparado em diversos autores, entre eles: Abramovich , Saraiva, Freire, Soares, Cagnet e outros que falam sobre Literatura além de evidências e reflexões da minha problemática de estágio realizada na EMEF Paraná relacionando esses dados com as teorias referentes ao tema escolhido.

2- Literatura Infantil Hora Do Conto No Processo De Alfabetização na Educação Infantil E Séries Iniciais

2.1- A importância da literatura na alfabetização:

Verifica-se que o aluno só entenderá a importância da leitura se criar o hábito e sentir o prazer em ler, porque a literatura é a representação de uma cultura, sendo de fundamental importância intelectual da criança.

Estar em contato com a literatura é aprender um pouco de uma cultura e despertar o desejo pela fantasia que a mesma proporciona. É necessário apresentar o papel fundamental que a literatura tem no desenvolvimento das crianças, mesmo antes do período da alfabetização, uma vez que a `` relação do aluno com a universo simbólico não se dá apenas por uma via - a verbal ´´ (ORLANDI,2006,p.38), mas também com outras formas de linguagem em sua relação como mundo que o cerca.

Estar em contato com a literatura é aprender um pouco de uma cultura e despertar o desejo pela fantasia que a mesma proporciona. É necessário apresentar o papel fundamental que a literatura tem no desenvolvimento das crianças, mesmo antes do período da alfabetização, uma vez que a `` relação do aluno com a universo simbólico não se dá apenas por uma via - a verbal ´´ (ORLANDI,2006,p.38 ), mas também com outras formas de linguagem em sua relação como mundo que o cerca.

A literatura desenvolve habilidades significativas na fase de alfabetização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com