TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

CINTIA APARECIDA DA SILVA ALMEIDA

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO PAULO/SP

2019

CINTIA APARECIDA DA SILVA ALMEIDA

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto apresentado como exigência

da disciplina PPE – Projeto.

Orientador(a): KELES FIRMINA ROSA SOARES

SÃO PAULO/SP

2019

ASSUNTO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 

TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL    

1. INTRODUÇÃO  

 

     Desde que nascemos estamos em processo de desenvolvimento, conseguimos interpretar olhares, gestos, sons, imagens e palavras. A educação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento escolar com metodologias, onde é preciso que os alunos participem da leitura e da escrita. A criança inserida no processo de alfabetização possibilita avanços e recuos até dominar o código linguístico. As atividades ao ar livre, ajuda no desenvolvimento físico e no processo de aprendizagem. A criança conclui a Educação Infantil alfabetizada com idade inferior a 6 anos.

  1. Alfabetização na Educação Infantil    

 

     Alunos chegam ao Ensino Fundamental principalmente em escola pública, com dificuldades em desenvolver a leitura, escrita e a interpretação de textos, gerando debates e reflexões para resolver essas problemáticas. Constatou-se em estudos recentes que a literatura infantil é importante no processo de formação da personalidade da criança. Para formar alunos leitores é necessário contribuir com a prática da leitura.

     O aluno em sala de aula traz uma leitura de conhecimento e então, nesse momento dentro de um contexto escolar o professor irá inserir intervenções pedagógicas. As crianças têm contato com a escrita ao brincar com a sonoridade das palavras, quando manuseiam material escrito. A alfabetização precisa lidar necessidades reais de leitura e escrita, fazendo com que as crianças percebam a função social do aprendizado estabelecendo conexão com o mundo.

     No processo de alfabetização, é fundamental que as crianças saibam as funções sociais e as finalidades da leitura e da escrita. A partir do momento em que se compreende e prática a leitura e a escrita, a alfabetização terá sentido. A escola precisa trabalhar com textos reais para estimular a leitura e a escrita dos gêneros textuais para que os alunos aprendam a perceber a funcionalidade de cada um dos textos e a real finalidade da leitura e da escrita.

     Ao se alfabetizar o aluno vê o mundo com olhos de leitor e escritor, de quem aprende e vai levar o seu aprendizado para a vida. A alfabetização acontece no decorrer da vida do indivíduo, quando se estuda, maior é a capacidade de uma pessoa usar a linguagem efetiva, maior é a possibilidade de se informar e maior é a capacidade de se expressar.

     A criança deve ler e escrever textos significativos que os levem a buscar mais, ouvindo histórias, estimulando sua capacidade de interpretar e sua imaginação. A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita. Utilizar texto para a alfabetização em sala é importante, podendo o professor ensinar de acordo com as características individuais dos alunos, envolvendo a leitura, produção de textos, promovendo a alfabetização e o letramento.  

     O professor dispondo de vários gêneros em sala de aula, de livros didáticos, deve valendo-se várias maneiras de ensinar, abrindo um leque de possibilidades de passar conhecimento. A leitura contribui para o aluno desenvolver habilidades cognitivas, além de conceder ao aluno viajar pelo mundo. O universo infantil é cheio de ludicidade e o processo de ensino e aprendizagem aconteça naturalmente, sempre respeitando o aluno em seu desenvolvimento, pois teremos alunos que vão rapidamente ser produtivos e outros que vão ser mais vagarosos, isso não significa que um é mais inteligente do que o outro, no ponto de vista cognitivo e  linguístico é preciso fazer a relação dos sons com as letras e com os grafemas . O hábito de ler ajuda na formação psicológica, cognitiva e psicomotora. A partir desta descrição, este trabalho levanta o seguinte problema: Como desenvolver a linguagem oral e escrita na educação infantil?   

2. LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL DA PESQUISA 

     COELHO, Silmara. O processo de letramento na educação infantil. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, nov. 2010, p. 1-117.  

     A autora enfatiza o ato de alfabetizar, de inserir no ato educativo um sentido social de aprender a ler e escrever.  

     CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. São Paulo, Ática, 1997, p. 51.  

     Em seu livro, a literatura é um instrumento fundamental que aguça o sentido crítico, amplia a visão da vida, aumenta a perspectiva das coisas. E começa nos primeiros passos e primeiras sílabas no mundo mágico da literatura infantil.  

     GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 103.  

     O autor define as questões que encaminharam a construção do trabalho: qual a finalidade social dos conteúdos escolares? A escola tem acompanhado as transformações promovidas pela sociedade? Ela responde às necessidades sociais da atualidade? O que hoje a escola faz e para quê?  

     SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2009.            

     De acordo com o livro, a sociedade necessita de uma educação de qualidade, e de pedagogos capazes de lutar por melhorias na nossa educação. Todo educador precisa desenvolver seu papel da melhor forma por ser um mediador do conhecimento.

2.1 O Processo de Alfabetização e Letramento    

     O conhecimento que a criança traz sobre ler e escrever é essencial para desenvolver a escrita e a leitura. A escola tem a função de alfabetizar as crianças, e esta prática ocorreu em outros espaços até o século XIX. A partir do momento em que ampliamos os conhecimentos sobre a escrita nota-se que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com