TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECEDENTES DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ATÉ A REPÚBLICA

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

O presente texto nos traz a conhecimento sobre a administração escolar no Brasil desde a época colonizadora com os jesuítas até o período joanino. Tudo começa quando o Brasil é colonizado pelos portugueses e os padres jesuítas vêem a necessidade de converter os indígenas à fé cristã. Foi introduzido o Ratio Studiorum como sistema de educação base no Brasil, que era uma forma de ensino onde todos podiam frequentar os colégios da Ordem Jesuítica. Sua administração era separada por cargos começando pelo Provincial Geral, seguido do Provincial, depois o Reitor, logo mais o Prefeito de estudos, também o professor e por último o Decurião (Bedel) que era um aluno ajudante do professor, mas, cada um tinha seus deveres a serem cumpridos rigorosamente.

Com a chegada de Marques de Pombal ao Brasil houve a expulsão das escolas Jesuíticas que ficaram presentes até o século XVIII e assim houve a reforma Pombalina. Sua intenção era que a escola servisse de interesse ao Estado e não a fé religiosa como o da Companhia de Jesus. Só que seu método de ensino para o Brasil não foi bem sucedido, pois a educação foi servida para poucos que eram da elite. Na administração era nomeado um Diretor Geral que deveria colocar professores em nome do Rei. Esses professores eram mal preparados e leigos e o ensino passou a ser disperso.

Com a vinda da Família Real para o Brasil houve uma transformação na educação, o Período Joanino, que passa a ser dividida em três níveis: o primário, o secundário e o superior. Na administração não houve muita diferença da educação Pombalina, pois eram fiscalizadas por um Diretor Geral. No nível primário era ensinado a ler e escrever e conforme a turma crescia os preparavam para o ensino secundário. No ensino secundário era ensinado aulas Régias de gramática latina e administrado por um Diretor Geral de Estudos, que preparavam os alunos para pequenos cargos burocráticos. Sendo assim o Brasil passou por grandes mudanças na educação ao longo de todo esse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com