TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO À GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  26/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE INTERVENÇÃO DE GESTÃO

- ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO À GESTÃO ESCOLAR

O estágio de gestão escolar foi realizado na Escola de Educação Infantil e ensino fundamental Adelaide Cesar Moura Bastos Profa, localizada na Rua Coronel João Gomes Martins, 000955, no Centro da cidade de Martinópolis-SP.

Através da primeira análise feita com os prontuários dos alunos, é possível observar que a maioria dos alunos são de famílias carentes e de baixa renda, que recebem ajuda do programa bolsa família, disponibilizado pelo Governo Federal.

A gestão é democrática e todas as famílias tem total acesso a escola. A escola precisa sempre da ajuda da comunidade para que funcione da melhor maneira possível.

- SITUAÇÃO DESEJADA:

Primeiramente é importante ver os nossos alunos como cidadãos, que além de aprender e se desenvolver no ambiente escolar, ele também aprende e se desenvolve através da vida que ele tem em sociedade.

É necessário fazer um planejamento onde todos os elementos que fazem parte da vida dos alunos sejam inclusos. A comunidade deve fazer parte desse planejamento, buscando uma gestão democrática e o desenvolvimento integral dos alunos.

A aprendizagem que será oferecida deve ser uma aprendizagem significativa aos alunos. Pesquisadores afirmam que as crianças chegam a escola com uma bagagem de experiência e devemos valorizar essa bagagem para ter essa aprendizagem.

A escola é o lugar que a criança vai ter contato diário e deve ser um lugar onde ela tenha prazer em estar e não apenas um lugar que ela vai por obrigação.

Por ser uma escola que oferece todas as modalidades é importante que cada turma tenha um planejamento diferente e adequado, para que todos tenham o aprendizado que necessitam.

- DEFINIÇÃO DE AÇÕES:

O papel do gestor escolar é uma tarefa complexa de difícil desempenho, pois irá muito além da administração da escola, ele tem papel de administrar seus elementos, administrar a escola, o fazer pedagógico e a relação com a comunidade.

Como dito anteriormente, além da administração da escola o gestor é o responsável pelas mudanças em todas as áreas da escola, ele também tem o papel de observar e orientar.

Os alunos devem ter a aprendizagem necessária e o gestor irá orientar aos professores o que em seus planejamentos podem ser trabalhados e o que não podem.

Cada aluno é um, eles devem aprender em contato com o outro, para isso o gestor irá dirigir para que tudo saía como planejado por eles.

- DEFINIÇÕES DE RESPONSABILIDADES:

Todos os envolvidos na aprendizagem dos alunos tem participação. A comunidade, os professores, os funcionários, a gestão e o município.

Existe um administrador financeiro que administra todo o dinheiro que a escola recebe dos cofres públicos e os distribui da melhor maneira possível para a escola.

Uma coordenadora pedagógica que auxilia todos os professores e está sempre pronta para ajudar a resolver os problemas da aprendizagem, valoriza e busca sempre a qualidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com