TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II DE METODOLOGIA

Por:   •  14/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno (a): Tamires Esperidião da Silva

RGM:        15043797                                                Disciplina: Metodologia de Pesquisa

Tutor: Thais Campos 

Unidade II – Epistemologia

    Conforme o estudo e o meu entendimento do material teórico, da disciplina de Metodologia de Pesquisa da Unidade II – Epistemologia, o ser humano esta sempre se desenvolvendo, e descobrindo coisas novas, transformando a sua própria realidade!          

    Em foco a isto, o conteúdo destacou quatro diferentes tipos de conhecimento, que o homem desenvolve “na tentativa de explicar e compreender o mundo, dar sentido para as coisas”, dentre eles, destacam-se o senso comum, conhecimento teológico (religioso), filosófico e cientifico.

    Estudando esses tipos de conhecimento, obtive a noção da importância que estes têm em minha vida, pois a cada gesto/ atitude eles vem de encontro ao meu conhecimento, e para melhor compreensão desse conteúdo, encontrei alguns exemplos presentes em meu dia-a-dia para entender melhor a matéria, sobre o conhecimento:

Senso comum: É o conhecimento individual, que obtemos em nossa rotina, um conhecimento de experiências acumuladas, vividas, ouvidas e assistidas, independente de estudo ou pesquisa, aprendemos a desenvolver e criar a nossa própria concepção das “coisas”.
Ex.: Quando queimo o dedo na chapinha, logo esfrego no cabelo para aliviar a dor, e não nascer bolha.

Teológico (religioso): É o conhecimento que adquirimos através da Fé, crenças e doutrinas de cada religião que resolvemos seguir, é um conhecimento que não podemos questionar apenas seguir, e acreditamos em uma força divina que não vemos, apenas sentimos.
Ex.: Quando estou passando por uma “prova” (situação complicada), vou a um culto em busca da palavra de Deus, para reforçar a minha fé, sempre acreditando em uma força que não vejo, porém sinto presente em mim.

Filosófico: É o conhecimento/ e ou reflexão sobre a humanidade, a sociedade, a política, o direito da educação e todo o seu fundamento, é um conhecimento que sempre está em transformação de acordo com os tempos em que estamos vivendo.
Ex.: Vivo em reflexão sobre a vida, e ate onde a tecnologia vai chegar, se as crises vão passar, e se vamos sobreviver para ver tudo isso.

Científico: É o conhecimento que adquirimos através de estudos, pesquisas, teorias baseados em fatos, onde deve ser analisado cada ponto, explicado, justificado de maneira racional, lógico, consistente, original e objetivo.
Ex.: Quando tenho trabalhos acadêmicos a fazer, procuro sempre fazer pesquisas em diferentes sites acadêmicos, em busca de artigos científicos e teorias para entregar um trabalho baseado em fatos estudados, analisados e comprovados cientificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com