TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO PESSOAL

Por:   •  21/10/2021  •  Artigo  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO PESSOAL E SOCIAL DA INSTITUIÇÃO CONFERENCIA VICENTINA SÃO JOSÉ

MARQUES, Rodinei Morais

Palavras Chaves: Inclusão, Cidadania, Portadores de Necessidades Especiais, Pessoas, Risco Social.

 

Introdução

        A Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiências, e Pessoas em Risco Social no  município,  de Cruz Alta, RS. Tem  como objetivo verificar sua história, o surgimento da mesma, trabalhos desenvolvidos  no campo social e pedagógico da inclusão, e como estas pessoas são  inseridas em suas comunidades,  nas escolas regulares, sem que haja preconceitos sobre as mesmas O questionamento da sociedade moderna em relação às crianças e os jovens abandonados pela sociedade, pelas famílias e muitas vezes até mesmo pelas escolas esta sendo colocado como um dos principais problemas,  produzidos pelo processo econômico globalizado.  A não distribuição de renda, a falta de políticas públicas, e o abandono de grande parte da sociedade, juntamente com o preconceito,  proporcionou a criação de um  contingente de pessoas que vivem em extrema pobreza em todo mundo.

         Neste ambiente onde a escola pretende a inclusão dos alunos, e a tentativa de incluir na sociedade, encontram-se as crianças e adolescentes da Escola Santo Antonio em Cruz Alta. A mesma trabalha atualmente com a finalidade  de cumprir a  Política de Proteção Especial e Garantias de Direitos, em cumprimento à Lei n° 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Frente a esta realidade social indaga-se: Como as crianças e adolescentes incluídas na Conferência Vicentina vivenciam seus direitos.

          Participando do espaço institucional da Escola, surgem então os seguintes questionamentos: O que é ser criança/adolescente com necessidades especiais,  que  direitos da criança/adolescente com necessidades especiais estão sendo violados, o que eles desejam para as suas vidas, qual o significado da escola e dos projetos

desenvolvidos  para eles, qual a relação entre o que eles querem para suas vidas, e o que a escola  oferece.

Metodologia

Segundo Gil (1999), “Pode-se definir método como caminho para se chegar a determinado fim. E método científico é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento”.

A pesquisa se caracteriza do tipo exploratória, pois todos os dados coletados serão analisados para a descrição das atividades observadas.

As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. (GIL, 1999).

Estas observações ocorreram junto com a comunidade carente e no desenvolvimento da atividades relacionadas junto na Conferência Vicentina.

Conclusão

        Este trabalho desenvolveu-se mediante nosso olhar de pesquisadores, onde procurava conhecer, como se estabelecia às relações das pessoas com necessidades especiais no sistema Especial de Inclusão sobre a ótica da Conferência São Vicente de Paulo em Cruz Alta.

        O que  levou a investigar a escola como proposta de educação inclusiva conforme a Declaração de Salamanca e seus parâmetros, conhecendo através deste, o currículo, avaliação, e as relações da escola e sua proposta político pedagógica.

        Através da história da conferência sabemos que a integração de pessoas com necessidades  surgiu a partir de agosto de 1942 como proposta evangelizadora desenvolvida pelos jovens da igreja católica.

        Com o desenvolvimento das políticas publicas para uma educação diferenciada para um público diferenciado surge então a Educação Especial como modalidade de educação escolar, conforme decreto 20 de dezembro de 1999, formando assim uma proposta pedagógica assegurando recursos e serviços especiais, para apoiar, complementar, suplementar em alguns casos substituir a educação comum.

        O papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço publico e não somente visa o desenvolvimento individual do aluno, sendo o objetivo maior da educação suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.

Resultados e discussões

        Os questionamentos apresentados deste trabalho,  trazem algumas questões  relevantes sobre a inclusão na instituição investigada, que  esta acontece pelo menos nesta escola pois todos os alunos estão frequentando uma escola regular no turno inverso e desenvolvendo atividades profissionais compatíveis com suas habilidades.

        Os educadores da instituição relatam que a conferencia concede autonomia para  o desenvolvimento pedagógico da escola, e aplicam verbas para   manutenção geral da escola e o PPP da escola é revisto sempre quando houver necessidade chamando todos os segmentos  envolvidos no processo educacional especial para discussão e reformulação do mesmo.

        Segundo os pais  a escola trabalha com inclusão de uma forma abrangente não permitindo discriminação e consequentemente a inclusão se dá de uma forma ampla, sendo que a escola cumpre seu papel social em relação ao desenvolvimento dos alunos,  possibilitando sua emancipação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com