TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO PESSOAL

Por:   •  21/10/2021  •  Artigo  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 5

APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO PESSOAL

MARQUES, Rodinei Morais

Palavras Chaves: Inclusão, Cidadania, Portadores de Necessidades Especiais, Pessoas, Risco Social.

Introdução

A Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiências, e Pessoas em Risco Social no município, de Cruz Alta, RS. Tem como objetivo verificar sua história, o surgimento da mesma, trabalhos desenvolvidos no campo social e pedagógico da inclusão, e como estas pessoas são inseridas em suas comunidades, nas escolas regulares, sem que haja preconceitos sobre as mesmas O questionamento da sociedade moderna em relação às crianças e os jovens abandonados pela sociedade, pelas famílias e muitas vezes até mesmo pelas escolas esta sendo colocado como um dos principais problemas, produzidos pelo processo econômico globalizado. A não distribuição de renda, a falta de políticas públicas, e o abandono de grande parte da sociedade, juntamente com o preconceito, proporcionou a criação de um contingente de pessoas que vivem em extrema pobreza em todo mundo.

Neste ambiente onde a escola pretende a inclusão dos alunos, e a tentativa de incluir na sociedade, encontram-se as crianças e adolescentes da Escola Santo Antonio em Cruz Alta. A mesma trabalha atualmente com a finalidade de cumprir a Política de Proteção Especial e Garantias de Direitos, em cumprimento à Lei n° 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Frente a esta realidade social indaga-se: Como as crianças e adolescentes incluídas na Conferência Vicentina vivenciam seus direitos.

Participando do espaço institucional da Escola, surgem então os seguintes questionamentos: O que é ser criança/adolescente com necessidades especiais, que direitos da criança/adolescente com necessidades especiais estão sendo violados, o que eles desejam para as suas vidas, qual o significado da escola e dos projetos

desenvolvidos para eles, qual a relação entre o que eles querem para suas vidas, e o que a escola oferece.

Metodologia

Segundo Gil (1999), “Pode-se definir método como caminho para se chegar a determinado fim. E método científico é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento”.

A pesquisa se caracteriza do tipo exploratória, pois todos os dados coletados serão analisados para a descrição das atividades observadas.

As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. (GIL, 1999).

Estas observações ocorreram junto com a comunidade carente e no desenvolvimento da atividades relacionadas junto na Conferência Vicentina.

Conclusão

Este trabalho desenvolveu-se mediante nosso olhar de pesquisadores, onde procurava conhecer, como se estabelecia às relações das pessoas com necessidades especiais no sistema Especial de Inclusão sobre a ótica da Conferência São Vicente de Paulo em Cruz Alta.

O que levou a investigar a escola como proposta de educação inclusiva conforme a Declaração de Salamanca e seus parâmetros, conhecendo através deste, o currículo, avaliação, e as relações da escola e sua proposta político pedagógica.

Através da história da conferência sabemos que a integração de pessoas com necessidades surgiu a partir de agosto de 1942 como proposta evangelizadora desenvolvida pelos jovens da igreja católica.

Com o desenvolvimento das políticas publicas para uma educação diferenciada para um público diferenciado surge então a Educação Especial como modalidade de educação escolar, conforme decreto 20 de dezembro de 1999, formando assim uma proposta pedagógica assegurando recursos e serviços especiais, para apoiar, complementar, suplementar em alguns casos substituir a educação comum.

O papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço publico e não somente visa o desenvolvimento individual do aluno, sendo o objetivo maior da educação suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.

Resultados e discussões

Os questionamentos apresentados deste trabalho, trazem algumas questões relevantes sobre a inclusão na instituição investigada, que esta acontece pelo menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com